Brazilian Black literature, vestibular and infamy

an antiracist education begins with black literature representativeness

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.37416

Keywords:

Brazilian Black literature, Escrevivência, The Trash Room, Power relations and literature, Infamous men

Abstract

This paper aims at analysing the discourse about the inclusion of the book The Trash Room, by Carolina Maria de Jesus (1960), in the reading suggestion list for the vestibular (entrance exam) at universities of Paraná, Brazil. Taking into consideration Foucault’s idea of infamous men, we find it necessary to discuss the concept of escrevivência (EVARISTO, 1996), and the importance of Black literature representativeness (CUTI, 2010), once this type of literature contributes to critical and antiracist practices, mainly at school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taynara Cristina de Souza Silva, UEM

Professora de língua inglesa na educação básica da rede pública de ensino do Paraná e professora colaboradora de língua inglesa vinculada ao Colegiado de Letras da UNESPAR de Campo Mourão. Pesquisa temáticas voltadas para a formação de leitores tendo como base a literatura negro-brasileira e a educação antirracista.

Líliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Mestre e doutora em Letras pela UEM, tem interesse em literatura, formação do leitor e estudos decoloniais.

References

ARAÚJO, Marivânia Conceição; CRUZ, Rosângela Aparecida Cardoso da. O reconhecimento e a inserção de Carolina Maria de Jesus no vestibular da UEM. Disponível em <http://sites.uem.br/neiab/o-reconhecimento-e-a-insercao-de-carolina-maria-de-jesus-no-vestibular-da-uem> Acesso em 18 out 2020.

BARACUHY, Maria Regina. Cartografias discursivas: notas sobre as práticas discursivas do sujeito contemporâneo no espaço urbano (2020, no prelo)

BONNICI, Thomas. Epílogo. In: Multiculturalismo e diferença: narrativas do sujeito na literatura negra britânica e em outras literaturas. Maringá: Eduem, 2011.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.FERREIRA, A. J. Formação de professores: raça/etnia – reflexões e sugestões de matérias de ensino em português e inglês. Cascavel: Coluna do saber, 2006.

EMECHITA, Buchi. Buchi Emecheta interview – Civil Rights – women's rights – Today 1975. 2018. (4m54s) Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=KJPIJ8JpOFk> Acesso em 04 fev 2021.

EVARISTO DE BRITO, Maria da Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. 1996. Dissertação. Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.FOUCAULT, M. Arqueologia do saber: Trad. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: ______. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p.203-222.

GREGOLIN, Maria do Rosário de Fátima Valencise. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: SARGENTINI, Vanice.; NAVARO-BARBOSA, Pedro. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder e subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004.

GREGOLIN, Maria do Rosário de Fátima Valencise. Recitações de textos: a história na lente da mídia. In: _____ Filigranas do discurso: as vozes da história. Laboratório editorial/ UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2000.

HARMUCH, Rosana Apolonia. Periferia e vestibular: Carolina Maria de Jesus e Racionais MC’s. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 8, n.2, p. 146-157, 2019. Disponível em <https://revistas2.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14168/209209212966> Acesso em 18 out 2020.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo, Ática, 2014[1960].

LIVORATTI, Pedro. Cops reforça lista de obras exigidas no Vestibular 2021 da UEL. 2020. Disponível em <https://operobal.uel.br/ultimas/2020/08/20/cops/> Acesso em 18 out 2020.

RPC Ponta Grossa. Prepara 2019: professores discutem obra 'Quarto de despejo', de Carolina Maria de Jesus. 2019. Disponível em <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/educacao/vestiba/2019/noticia/2019/06/26/prepara-2019-professores-discutem-obra-quarto-de-despejo-de-carolina-maria-de-jesus.ghtml> Acesso em 18 out 2020.

SARGENTINI, Vanice. O. Dispositivo: um aporte metodológico para o estudo do discurso. In: SOUSA, Kátia Menezes de; PAIXÃO, Humberto Pires da. Dispositivos de poder/saber em Michel Foucault: biopolítica, corpo e subjetividade. 1. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2015, v. 1, p. 19-36.

SIMIÃO, Victor. “Ter Carolina de Jesus na UEM é para se comemorar”, diz especialista. 2019. Disponível em < http://cbnmaringa.com.br/noticia/ter-carolina-de-jesus-na-uem-e-para-se-comemorar-diz-especialista> Acesso em 18 out 2020.

SIMIÃO, Victor. Vestibular da UEM: sai Monteiro Lobato; entra Carolina Maria de Jesus. 2019. Disponível em <http://cbnmaringa.com.br/noticia/vestibular-da-uem-sai-monteiro-lobato-entra-carolina-maria-de-jesus> Acesso em 18 out 2020.

SOUSA, Kátia Menezes de. “A história da sexualidade e outras histórias do presente”. In: MARQUES, Welisson; CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Claudemar Alves (Orgs.). Michel Foucault e o discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 197-215.

TAINE, Laís. Quarto de Despejo é tema de podcast da FOLHA. 2020. Disponível em <https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/quarto-de-despejo-e-tema-de-podcast-da-folha-3014328e.html> Acesso em 18 out 2020.

UNIVERSIDADE ESTAUDAL DE LONDRINA. Lista de obras para os Vestibulares da UEL - 2021 e 2022. Londrina. 2020. Disponível em < https://www.cops.uel.br/v2/Selecao/DetalharSelecao/Selecao/255> Acesso em 18 out 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Vestibular de inverno 2019: manual do candidato. Maringá. 2019. Disponível em <http://www.vestibular.uem.br/manuais/manual_candidato_20.pdf> Acesso em 18 out 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Vestibular de verão 2019: manual do candidato. Ponta Grossa. 2019. Disponível em <https://cps.uepg.br/vestibular/documentos/2019/verao/MANUAL_DO_CANDIDATO_VESTIBULAR_VERÃO_2019.pdf> Acesso em 18 out 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Anexo II – Edital nº 033/2019 – GR: Conteúdo programático. Jacarezinho. 2019. Disponível em < https://vestibular.uenp.edu.br/2020/docs/anexoii-conteudo-programatico.pdf> Acesso em 18 out 2020.

UNIVERSIDADE ESTAUDAL DO OESTE DO PARANÁ. Obras literárias. Guarapuava. 2020. Disponível em < https://www3.unicentro.br/vestibular/unicentro/obras-literarias/> Acesso em 18 out 2020.

Published

2021-12-31

How to Cite

Cristina de Souza Silva, T., & Cristina Marins, L. (2021). Brazilian Black literature, vestibular and infamy: an antiracist education begins with black literature representativeness. Revista Cerrados, 30(57), 96–107. https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.37416

Issue

Section

Dossiê: Ressonâncias de escrevivências: literatura, antirracismo e educação lite

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.