O uso do Google Earth em aulas de matemática

Autores

  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Rafael Cardoso Ofredi Maia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4145

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Google Earth, Geometria, Ensino fundamental

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a utilização do sensoriamento remoto como estratégia didática em aulas de matemática, especificamente em geometria. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 9° ano em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas atividades orientadas no sensoriamento remoto usando ferramentas do Google Earth. A análise focou a noção de espaço e os resultados elucidaram aspectos do aprendizado que articulam: distância entre dois pontos; tempo e distância; representação geográfica; e comparação. O tipo de atividade trabalhada foi importante nesta articulação e se mostrou propícia à criação de um ambiente incentivador para a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Educação Matemática pela Universidade  de Barcelona com estudos de pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey, EUA. É professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coeditor do periódico Ciências Humanas e Sociais em Revista e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - Gepem. Foi coordenador do GT19 Educação Matemática da ANPEd (2010-2011). Publicações recentes: Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras à ambientes virtuais (Rio de Janeiro: Edur, 2012); Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática (Educar em Revista. SE1, p. 173 189, 2011).

Rafael Cardoso Ofredi Maia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Rural do Rio de Janeiro. Foi monitor da disciplina Didática da Matemática no período de 2010 a 2011. Publicação recente: Uma ferramenta virtual para a matemática no ensino fundamental (co-autoria com: BAIRRAL, Marcelo Almeida. Pátio Ensino Fundamental, n. 60, 2011, p. 22-25).

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Bairral, M. A., & Maia, R. C. O. (2013). O uso do Google Earth em aulas de matemática. Linhas Crí­ticas, 19(39), 373–390. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4145

Edição

Seção

Artigos

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