ESSERE O AVERE, PROFESSORE? - EFEITOS DA INSTRUÇÃO FOCO NA FORMA (FONF) NA AQUISIÇÃO DO PASSATO PROSSIMO POR APRENDIZES DE ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Rômulo Francisco de Souza

Palavras-chave:

Foco na Forma (FonF), Passato prossimo, Aquisição, Língua italiana.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um quase-experimento em que se buscou checar os efeitos da instrução Foco na Forma (FonF), comparativamente à instrução Foco nas FormaS, no aprendizado de um tempo verbal da língua italiana ”” o passato prossimo ”” por aprendizes brasileiros de Italiano como língua estrangeira (LE). Observou-se que a in.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLINI, Lorenzo et al.. UNO - Corso Comunicativo di Italiano per Stranieri. Roma: Bonacci Editore, 2002. (Livro de exercícios).
BROWN, James Dean; RODGERS, Theodore S.. Doing Second Language Research. Oxford: Oxford University Press, 2002.
DARDANO, Maurizio; TRIFONE, Pietro. Grammatica Italiana con Nozioni di Linguistica. 3. ed. Bologna: Zanichelli Editore, 2003.
LONG, Michael H.; ROBINSON, Peter. Focus on form: theory, research, and practice. In: DOUGHT, Catherine; WILLIAMS, Jessica. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 15-41.
LYSTER, Roy; RANTA, Leila. Corrective feedback and learner uptake: negotiation of Form in Communicative Classrooms. In: Studies in Second Language Acquisition, Cambrigde, v. 19, n. 1, p. 37-66, 1997. Disponível em: <http://digitool.library.mcgill.ca/R/?func=dbijumpfulleobject_id=19364elocal_base=GEN01-MCG02>.Acesso em: 30 jan. 2010.
NOCCHI, Susanna; TARTAGLIONE, Roberto. Grammatica Avanzata della Lingua Italiana. Florença: Alma Edizione, 2006.
NOCCHI, Susanna. Grammatica Pratica della Lingua Italiana. Florença: Alma Edizione, 2006.
NUNAN, David. Research Methods in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
PATOTA, Giuseppe. Grammatica di riferimento della lingua italiana per stranieri. Florença: Le monier e Società Dante Alighieri, 2003.
RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
SILVESTRINI, Marcello et al.. L´Italiano e L´Italia: Lingua e Civilità Italiana per Stranieri. 3. ed. Perugia: Guerra Edizione, 2000.
TROCHIN, William M. K.. Research Methods Knowledge Base. 2006. Disponível em: <http://www.socialresearchmethods.net/kb/intval.php>. Acesso em: 30 jan. 2010.
WILLIAMS, Jessica. Focus on Form: Research and its application. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, Associação de Lingüística Aplicada do Brasil - ALAB / UFMG, v. 1, n. 1, p. 31-52, 2001.

Downloads

Publicado

04-10-2015

Como Citar

SOUZA, Rômulo Francisco de. ESSERE O AVERE, PROFESSORE? - EFEITOS DA INSTRUÇÃO FOCO NA FORMA (FONF) NA AQUISIÇÃO DO PASSATO PROSSIMO POR APRENDIZES DE ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9367. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.