SALA DE AULA PÓS-MÉTODO: A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING COMO PRÁTICA AUXILIAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DA INTERNET

Autores

  • Erica de Cassia Modesto Coutrim Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Design Thinking; Internet; Línguas estrangeiras.

Resumo

Para que consideremos a viabilidade da aplicação do conceito de Design Thinking no processo de aquisição de línguas estrangerias no ambiente virtual, é necessário que, antes de mais nada, deixemos de condenar o método ou a abordagem X pelos insucessos ou elogiar o método ou a abordagem Y pelo sucesso do aluno. Tampouco devemos colocar sobre a Internet a responsabilidade de solucionar todos os problemas relacionados ao processo ”“ ela, na verdade, tem como papel essencial possibilitar a expansão do papel do professor e diminuir as barreiras que separam professor, aluno, língua, métodos e meios. Mas de que forma? O Design Thinking aplicado à educação surge como um método de fomento à colaboração, à inovação e à autonomia no processo de aquisição de línguas estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica de Cassia Modesto Coutrim, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Educação (USP) com ênfase em linguagem e educação, desenvolvendo pesquisa na área de linguística aplicada (aquisição de língua estrangeira/ segunda língua e tecnologia). Mestrado em língua e literatura brasileira e alemã pela Universidade de São Paulo (FFLCH), com graduação e licenciatura em letras (português/alemão) também pela Universidade de São Paulo (FFLCH-FEUSP). Especialização em ensino de línguas estrangeiras pela Universität Kassel - Alemanha. Professora de língua alemã do Colégio Visconde de Porto Seguro (janeiro/2008 a maio/2015).

Referências

CAVALCANTI, Carolina Magalhães Costa. Contribuições do Design Thinking para concepção de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem centradas no ser humano. Dissertação (Doutoramento em educação). Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo, SP: Paz e terra, 1996.
GARDNER, Gardner; MACINTYRE, Peter. A student’s contribution to second language learning. Part I: Cognitive Variables. Language Teaching. Cambridge Journals, v. 25, p.211-220, 1992. Disponível em: http://journals.cambridge.org/action/. Acesso em: 05 de fev. 2015.
KRASHEN, Stephen. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing, and Seeing. London: Routledge, 2012.

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

COUTRIM, Erica de Cassia Modesto. SALA DE AULA PÓS-MÉTODO: A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING COMO PRÁTICA AUXILIAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DA INTERNET. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9388. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo