Pragmática: Uma Proposta de Ensino de Língua Estrangeira

Autores

  • Marcelo Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Pragmática, Competência Pragmática, Competência Comunicativa, Ensino-aprendizagem de línguas.

Resumo

As teorias sobre pragmática na área de Aquisição de Segunda Língua são recentes, e, ainda, carecem de mais estudos que apontem a relevância destas para a aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste artigo, reconhecemos tal relevância e, por esta razão, propomos um ensino de línguas estrangeiras voltado para as questões pragmáticas. Na visão que apresentamos aqui, a pragmática, na forma da Competência Pragmática, integra a Competência Comunicativa do falante. Assim, argumentamos que uma conscientização dos aspectos pragmáticos da língua contribuirá significativamente para o desenvolvimento da Competência Comunicativa do aprendiz, que constitui o alvo de todo o processo do ensino-aprendizagem de L2/LE. Conseqüentemente, o falante que é competente na língua-alvo minimizará as chances de cometer falhas de natureza pragmática bem como terá um maior controle das transferências pragmáticas que ocorrem na comunicação. Com este objetivo em mente, o presente artigo se mostra favorável a um ensino permeado por tais questões à medida que apresenta razões que o justifiquem com base em estudos realizados, além de prover considerações sobre como abordar a pragmática na sala de aula de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Santos, Universidade de Brasília

Mestrando em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). 

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Claredon Press, 1962. In: BACHMAN, L. F. Fundamental Considerations in Language Testing. 4. ed. Oxford: Oxford University Press, 1997.

BACHMAN, L. F. Fundamental Considerations in Language Testing. 4. ed. Oxford: Oxford University Press, 1997.

BARDOVI-HARLING, K. Exploring the Interlanguage of Interlanguage Pragmatics: A Research Agenda for Acquisitional Pragmatics. In: Language Learning, vol. 49, nº 4, p. 677 ”“ 713, dez. 1999. In: KASPER, G. Four Perspectives on L2 Pragmatic Development. Applied Linguistics, Oxford, v. 22, n. 4, p. 502 ”“ 530, dez. 2001.

BARDOVI-HARLING, K.; MAHAN-TAYLOR, R. Introduction. In: U.S Department of State ”“ Bureau of Educational and Cultural Affairs. Teaching Pragmatics. Disponível em < http://exchanges.state.gov/englishteaching/resforteach/pragmatics.html> Acesso em 22 jun. 2011.

BLUM-KULKA, S. Interlanguage Pragmatics: The Case of Requests. In: PHILLIPSON, R. at al. (Orgs.). Foreign/Second Language Pedagogy Research. Clevedon, Reino Unido: Multilingual Matters, 1991, p. 255 ”“ 272. In: KASPER, G. Can pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em

http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 3. ed. São Francisco, USA: Prentice Hall Regents, 1994.

BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: Some Universals in Language Usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

BROWN, P.; GILMAN, A. Politeness Theory and Shakespeare’s Four Major Tragedies.In: Language in Society, vol. 18, nº 2, p. 159 ”“ 212, jun. 1989. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em: <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. In: Tesol Quarterly, vol. 1, n. 1, 1980. In: BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 3. ed. São Francisco, USA: Prentice Hall Regents, 1994.

CASTILLO, R. E., The Role of Pragmatics in Second Language Teaching. Dissertação de Mestrado 479, 2009. In: IPP Colletion. Disponível em <http://digitalcollections.sit.edu/ipp_collection/479> Acesso em 02 jun. 2011.

CHARLEBOIS, J. Cross-Cultural Pragmatic Failure and Language Teaching. In: JALT Hokkaido Journal, vol. 7, 2003. Disponível em <http://jalthokkaido.net/jh_journal/2003/Charlebois.pdf > Acesso em 15 jun. 2011.

COHEN, A. D. Developing the Ability to Perform Speech Acts. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 253 ”“ 267, jun. 1996.

COOK, V. Linguistics and Secong Language Acquisition. 1. ed., Londres: The Macmillan Press Ltda., 1993.

CORDER, S. P. Idiosyncratic dialects and error analysis. In: International Review of Applied Linguistics, 1971, p. 147-60. In: COOK, Vivian. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The Macmillan Press Ltda., 1993.

COULMAS, F. (Org.) Conversational Routine. The Hague: Mounton, 1981. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

CRYSTAL, D. A Dictionary of Linguistics and Phonetics. 2. ed. Oxford: Blackwell. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

ELLIS. Rod. The Study of Second Language Acquisition. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 1994.

ESLAMI-RASEKH, Zohreh. Raising the Pragmatic Awareness of Language Learners. In: ELT Journal, vol. 59, 3. ed, 2005. Disponível em <http://eltj.oxfordjournals.org/content/59/3/199.abstract > Acesso em 14 jun. 2011.

KASPER, G. Four Perspectives on L2 Pragmatic Development. Applied Linguistics, Oxford, v. 22, n. 4, p. 502 ”“ 530, dez. 2001.

_______. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em < http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

KASPER, G.; SCHMIDT, R. Developmental Issues in Interlanguage Pragmatics. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 149 ”“ 169, jun. 1996.

HALL, E. T. The dance of Life: The Other Dimension of Time. Garden City, NY: Anchor, 1983. In: MORAN, Patrick R. Teaching Culture ”“ Perspectives in Practice. 1. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.

HOUSE, J. Developing Pragmatic Fluency in English as a Foreign Language. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 225 ”“ 252, jun. 1996.

HYMES, D. On Communicative Competence. In: PRIDE, J.; HOLMES, J. Sociolinguistics. 1. ed. Harmondsworth: Penguin Books, 1972.

LADO, R. Linguistics Across Cultures. Michigan: Michigan University Press, 1957. In: COOK, V. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The Macmillan Press Ltda., 1993.

LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. H. An Introduction to Second Language Acquisition. 1. ed. Londres: Longman Group UK Limited, 1991.

LEECH, G. Principles of Pragmatics. Londres: Longman, 1983. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jun. 2011.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages are Learned. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2006.

MCKAY, S. L. Teaching English as an International Language. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2002.

MORAN, P. R. Teaching Culture ”“ Perspectives in Practice. 1. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.

MORRIS, C. Foundations of the Theory of Signs. In: CARNAP, R. et al (Orgs.) International Encyclopedia of Unified Science, vol. 2, Chicago: Chicago University Press, 1938. In: SALMANI-NODOUSHAN, M. A. A Socio-pragmatic Comparative Study of Ostensible Invitations in English and Farsi. In: Language in India, vol. 6, 2006. Disponível em <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp?_nfpb=true&_&ERICExt Search_SearchValue_0=ED494798&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=ED494798 > Acesso em 02 jun. 2011.

MÜLLING, L. T. e ZIMMER, M. C. Notar e Aprender: o Efeito da Instrução Explícita na percepção de Inadequações Pragmáticas. In: Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 8, 2008, Porto Alegre, RS. FINGER, Ingrid; COLLISHONN, Gisela (Orgs.). Anais do VIII Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008. Disponível em < http://www.celsul.org.br/Encontros/08/notar_e_aprender.pdf > Acesso em 15 jun. 2011.

NATTINGER, J. R.; DECARRICO, J. S. Lexical Phrases and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1992. In: KASPER, G. Can Pragmatic Competence Be Taught? Second Language Teaching & Curriculum Center. Honolulu: Universidade do Havaí, 1997. Disponível em <http://www.nflrc.hawaii.edu/NetWorks/NW06/> Acesso em 01 jul. 2011.

PINTO, Joana P. Pragmática. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C (orgs.). Introdução à Lingüística: Domínios e Fronteiras, vol. 2. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SALMANI-NODOUSHAN, M. A. A Socio-pragmatic Comparative Study of Ostensible Invitations in English and Farsi. In: Language in India, vol. 6, 2006. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp_nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=ED94798&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=ED494798 > Acesso em 02 jun. 2011.

SEARLE, J. R. Speech Acts: An Essay in the Philosophy of Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1969. In: BACHMAN, L. F. Fundamental Considerations in Language Testing. 4. ed. Oxford: Oxford University Press, 1997.

SELINKER, L. Interlanguage. In: International Review of Applied Linguistics, X/3, 1972, p. 209 ”“ 231. In: COOK, V. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The Macmillan Press Ltda., 1993.

SRIDHAR, K. K. The Pragmatics of South Asian English. In: BAUMGARDNER, R. J. (Org.). South Asian English. Chicago: Universidade de Illinois, 1996. In: MCKAY, Sandra L. Teaching English as an International Language. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2002.

TAKAHASHI, S. Pragmatic Transferability. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 189 ”“ 223, jun. 1996.

THOMAS, J. Meaning in Interaction: An Introduction to Pragmatics. 1. ed. Londres: Longman, 1995. In: MCKAY, Sandra L. Teaching English as an International Language. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2002.

WOLFSON, N. Perspectives: Sociolinguistics and TESOL. 1. ed. Boston: Heinle & Heinle, 1989.

YULE, G. Pragmatics. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1996.

ZHUGE, X.; WU, G. An Exploration into Pragmatic Failure in EFL Learning. In: Sino”“US English Teaching, vol. 2, n. 7, p. 73 ”“ 78, jul. 2005. Disponível em <http://wenku.baidu.com/view/5baa1242be1e650e52ea99af.html > Acesso em 15 jun. 2011.

Downloads

Publicado

12-12-2015

Como Citar

SANTOS, Marcelo. Pragmática: Uma Proposta de Ensino de Língua Estrangeira. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9456. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.