Pesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4598Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Sujeito, Contextualização, LeituraResumo
A pesquisa-ação considera o sujeito como “o ator da contextualização” (Xia, 2006). Durante o processo da pesquisa, com membros de um grupo de leitura e estudo da pós-graduação na Beijing Normal University, realizei entrevistas, análise documental e bibliográfica e amadureci, gradativamente, de uma pesquisadora descontextualizada para uma pesquisadora-atora, capaz de visualizar a contextualização, além de interpretar, paulatinamente, o sujeito e os problemas educacionais como partes de uma interação recíproca do indivíduo com o seu contexto histórico, político, econômico, cultural e socialmente institucionalizado. No tratamento de objetividade, a pesquisa-ação em educação consiste em reestruturação da filosofia da pesquisa.
Downloads
Referências
XIA, Linqing. A formação local do homem: o profissional da psicologia da educação nos desdobramentos político-histórcos. Pesquisa da Psicologia Aplicada, v. 31, pp. 201-239, 2006.
______. Uma lâmpada suficiente: identificar o caminho descoberto [J]. Pesquisa de Pscologia Aplicada, v. 23, pp. 131-156, 2004.
______. Prefácio do tradutor. A linha da pipa não rompe: a prática enraizada e profunda do realizador. SCHON, Donald. O realizador da reflexão: como um profissional reflete nas ações. Tradução: Xia Linqing. Beijing: Editora Ciências da Educação, 2007.
VASCONCELOS, José Mauro de. Meu querido pé de laranja lima. Tradução: Wei Ling. Beijing: Editora Tiantian, 2010.
______. Wikipedia. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mauro_de_Vasconcelos>. Acesso em: 15 ago. 2010.
MATIN, Cheryl E., Wasserman Mark. História da América Latina. Tradução: Huang Lin. Haikou: Editora Hainan, Editora Sanhuan, 2007.
Bethell Leslie (Org.). História da América Latina da Cambrigde. v. V. Tradução: Huyuding e outros. Beijing: Editora da Literatura de Ciências Sociais, 1992.
BURNS, E. Bradford. História condensada da América Latina. Tradução: Wang Ningkun. Changsha: Editora da Educação Hunan, 1989.
XIANG, Beili. A ternura necessita da segurança econômica básica [J]. Boletim Semanal Xinmin, v. 39, n. 610, pp. 52-55. 11 out. 2010-17 out. 2010.
ZHOU, Xiaopo. A ternura amortecer o coração da criança travessa do que castigo [J]. Revista Educação Chinesa, v. 10, 07 set. 2010.
LAREAU, Annette. A infância desigual. Tradução: Zhang Xuze. Editora da Universidade de Beijing, 2010.
MA, Li. O ponto de partida teórico da criação da Literatura Infantil: a essência da criança é ao sujeito. Jornal da Universidade Normal de Shenyang, Sessão de Ciências Sociais, v. 3, p.99. 2005.
WU, Shiying. Deixar que o passado revele o futuro ”“ auto-descrição dos 80 anos de Wu Shiying [J]. Jornal de Estudos Educacionais, v.5, pp.3-12. 2009.
WANG, Quangen. Literatura infantil e ensino de língua no ensino fundamental.Guangzhou: Editorial educacional de Guangzhou, 2006.
AGÊNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Anuário estatístico da educação chinesa (1987). Editora da Universidade Industrial de Beijing : Beijing, 1988.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA POPULA DA CHINA. Anuário estatístico da educação chinesa. Editora da Educação do Povo : Beijing, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DE ESTATÃSTICA. Boletim oficial do VI censo nacional de demografia, 2010. n. 2. Disponível em: <http://www.stats.gov.cn/tjfx/jdfx/t20110429_402722512.htm>. Acesso: 29 abr. 2011.
SKOCPOL, Theda. A imaginação histórica da sociologia. A perspectiva e metodologia da Sociologia histórica. Tradução: Feng Jiwen e outros. Shanghai: Editora Popular de Shanghai, 2007.
KING, Edmund. A escola do outro país e nossa escola: a educação comparativa de hoje. Tradução: Wang, Chengxu e outros. Beijign: Editora da Educação do Povo, 1989.
DEWEY, John. Experiência e Natureza. Obras selecionadas de teoria educacional de Dewey. Tradução e organização de: Zhao Xianglin e Wang Chengxu. Shanghai: Editora da Universidade Normal de Huadong, 1981.
EDITORA DE DICIONÁRIO DO INSTITUTO DE LÃNGUAS DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA CHINA. Dicionário do mandarim moderno. 5. ed. Beijing: Imprensa comercial, 2005. p.914.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Análise de dados da pesquisa qualitativa.Tradução: Zhang Fenfen. 2. ed. Taipei: Shuangye Galeria de Livros Ltd., 2006.
FLICK, Uw. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Li Zhengxian, Liao Zhiheng, Lin Jingru. Taipei: Wunan editora Ltd, 2007.
SCHÖN, Donald. A. O Realizador da reflexão: como um profissional reflete nas ações. Tradução: Xia Linqing. Beijing: Editora Ciências da Educação, 2007.
XIANG, Beili. (Des)construção. Anais do Congresso Estreito China-Taiwan sobre a Pesquisa-ação, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.