Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes

Autores

  • Sandra Pereira Tosta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Andréa Pinheiro Tomaz Carvalho Secretaria de Educação, Contagem, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4496

Palavras-chave:

Alunos adolescentes, Tempos e espaços escolares, Culturas, Identidades

Resumo

Este artigo objetivou conhecer e interpretar a construção identitária de adolescentes a partir dos gostos, estilos, comportamentos e experiência escolar, percebidos nos modos como um grupo de alunos do terceiro ciclo se apropria de significados, usa-os e atribui significados aos tempos e espaços externos à sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo realizado numa escola da rede municipal de Contagem, MG, nos anos de 2007 e 2008, com o uso de questionário, depoimentos e observação sistemática das rotinas escolares. Os resultados mostram que, para além do espaço canônico da sala de aula, os diversos modos como os adolescentes se expressam em dinâmicas culturais devem ser considerados nas políticas educacionais.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Tosta, S. P., & Carvalho, A. P. T. (2015). Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes. Linhas Crí­ticas, 21(44), 117–137. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4496

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação