Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos

Autores

  • Otacílio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4415

Palavras-chave:

Deficiência visual, Objeto de aprendizagem, Educação lúdica

Resumo

A motivação deste trabalho foi a construção de objetos educacionais adaptados e avaliados por cegos, sem percepção de luz, dentro da temática do ensino de ciências. O objeto elaborado foi as histórias em quadrinhos (HQs), traduzidas em Braille, seguindo as demandas e roteiros construídos por cegos, com a avaliação de outras pessoas com algum grau de visão, buscando o entendimento, a aprendizagem e a satisfação do uso. Ao final, o objeto educacional construído foi disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

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Biografia do Autor

Otacílio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em ciências florestais pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio de doutorado na Georg-August Universität Göttingen/Alemanha. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Ciências Biológicas (CCB), Departamento de Biofísica e Radiobiologia.

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Santana, O. A. (2014). Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Crí­ticas, 20(43), 711–734. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4415

Edição

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