Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241527

Palavras-chave:

Educação científica, Gêmeos de Cândido Godói, Representações Sociais

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar um mecanismo de interpretação de significados para textos midiáticos sobre temas de ciência e tecnologia. Para isto, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma maior representatividade da modalidade comunicativa do tipo difusão. Emergiram cinco categorias explicativas para o fenômeno dos gêmeos, hipóteses a saber: da água da fertilidade; nazista; dos genes; da divindade; e ambiental. A hipótese do gene foi definida como themata e suas subcategorizações, mutação ligada à P53, efeito fundador, relações consanguíneas, definidas como elementos de ancoragem.

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Biografia do Autor

Flávia Tocci Boeing, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (2021). Membro do grupo de pesquisa Ciência & Tecnologia em Contexto (CiTeCo). E-mail: flaviaboeing@hotmail.com

Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência das Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Professora Associada da Universidade de Brasília. Membro do grupo de pesquisa pesquisa Ciência & Tecnologia em Contexto (CiTeCo). E-mail: plootens@unb.br

Maria de Nazaré Klautau-Guimarães, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1993). Professora Associada da Universidade de Brasília. E-mail: nklautau@unb.br

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Publicado

01.06.2022

Como Citar

Boeing, F. T., Machado, P. F. L., & Klautau-Guimarães, M. de N. (2022). Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói. Linhas Crí­ticas, 28, e41527. https://doi.org/10.26512/lc28202241527

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