O currículo em espaços escolares e não-escolares: genealogia de uma pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241214

Palavras-chave:

Genealogia, Currículo, Pesquisa

Resumo

O presente ensaio busca traçar uma genealogia, no sentido atribuído por Foucault, do percurso realizado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), desde sua criação, em 2013, até 2021. Não se trata de narrar uma trajetória linear, mas destacar e demorar-se em algumas linhas emaranhadas, em alguns pontos de disruptura, em meio aos quais, o referido grupo vem construindo suas investigações e estudos. Além disso, propõe-se uma discussão teórica, apresentando os processos de compreensão e de apropriação de alguns conceitos. Desse modo, perpassam-se os estudos já desenvolvidos pelo grupo, bem como procura-se dar visibilidade a alguns dados que têm sido produzidos nos seus oito anos de trabalho.

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Biografia do Autor

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2009). Professora titular do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). E-mail: angelicavmunhoz@gmail.com

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2014). Professora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). E-mail: mdhattge@univates.br

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010). Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). E-mail: suzifs@univates.br

Mariane Inês Ohweiler, Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2014). Docente nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). E-mail: mariane.ohlweiler@uffs.edu.br

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Publicado

22.07.2022

Como Citar

Munhoz, A. V., Hattge, M. D., Schwertner, S. F., & Ohweiler, M. I. (2022). O currículo em espaços escolares e não-escolares: genealogia de uma pesquisa. Linhas Crí­ticas, 28, e41214. https://doi.org/10.26512/lc28202241214

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