A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3840Palavras-chave:
Intervenção psicopedagógica, Matemática, Competências conceituaisResumo
Adotamos a pesquisa de intervenção psicopedagógica de Fávero (2001a, 2005a) focando os fracionários, os racionais e as competências mediacionais. Trabalhamos com uma estudante do ensino fundamental e graduandos em matemática e pedagogia, em sessões de intervenção articulando: avaliação das competências e dificuldades, planejamento e avaliação da natureza das mediações, ações e notações. A intervenção psicopedagógica engendrou a construção de conceitos e a tomada de consciência das práticas mediacionais. Discutimos sua pertinência na compreensão da mediação, da notação e implicações para a matemática da educação básica e avaliação; as Diretrizes Curriculares das licenciaturas em matemática e pedagogia; a pesquisa na formação de professores.
Downloads
Referências
BERTONI, Nilza Eigenheer. Compreendendo a adição e a subtração. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de. (Org). Guia de Estudo. Módulo 2.Volume 2. Belo Horizonte:Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2002. p. 48-81.
BONFIM, Regina Andréa Fernandes. Aquisição de conceitos matemáticos na Sala de Recursos: relato de uma pesquisa de intervenção. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia).
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF, 1997.
CELESTE, Letícia Barcaro. A Produção Escrita de alunos do Ensino Fundamental em questões de matemática do PISA.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática).
CHABROL, Claude; BROMBERG, Marcel. Préalables à une classification des actes de parole.Psychologie Française, v. 44, n. 4, p. 291-306, 1999.
FÁVERO, Maria Helena. Psicologia do Conhecimento. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.
______. Regulações cognitivas e metacognitivas do professor: uma questão para a articulação entre a psicologia do desenvolvimento adulto e a psicologia da educação matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Orgs.). Anais: trabalhos completos. Curitiba: Editora da UFPR, p. 187-197, 2001a.
______. “E se fosse comigo?”: os adolescentes frente a uma situação hipotética de gravidez. Universitas Psicologia. Brasília, v. 2, n. 2, p. 62-81, 2001b.
______. A aquisição do conhecimento matemático em condições especiais: da pesquisa para o fundamento da prática de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 7., Anais... Goiânia, GO, 2004.
______. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 17-25, 2005a.
______. Psicologia e Conhecimento.Subsídios para a análise do ensinar e aprender. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005b.
______. Semiotic mediation, psychological development process and social representations: towarda theoretical and methodological integration. Europe is Journal of Psychology, v. 9, n. 9, 2007a.
______. Paradigme personnel et champ conceptuel: implications pour les situations didactiques.Dans: MERRI, Maryvonne (Org.). Activité Humaine et Conceptualisation. Toulouse, France: PressesUniversitaires du Mirail, 2007b. p. 625-634.
______. Os fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia do Conhecimento. In: FÁVERO, MariaHelena; CUNHA, Célio (Coord.). Psicologia do Conhecimento. O diálogo entre as ciências e a cidadania.Brasília: UNESCO, 2009.
______. A pesquisa de intervenção na psicologia da Educação Matemática: aspectos conceituais e metodológicos. Educar em Revista(Impresso), v. 1, p. 47-62, 2011a.
______. A Pesquisa de Intervenção na Construção de Competências Conceituais. Psicologia em estudo, Maringá, 2011b. No prelo.
______. PINA NEVES, Regina da Silva. A divisão e os racionais: como os professores avaliam a produção dos alunos. In: REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL, 7., 2006, Águas deLindóia, SP. SBEM (Org.). Anais Coordenação do Evento. São Paulo, SP: PUC-SP, 2006.
______.______. Division and rational numbers in research: bibliographic revision, analysis andtheoretic-methodological proposal. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA,12., 2007, Santiago de Querétaro, Qro. Anais...Santiago de Querétaro, Qro.: edebéméxico, 2007.
______.______. Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas:um estudo junto a professores, licenciandos, pedagogos e psicólogos. Psicologia Escolar e Educacional.Campinas, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, p. 113-124, 2009.
______.; SOARES, Maria Tereza Carneiro. Iniciação escolar e a notação numérica: Uma questão para o estudo do desenvolvimento adulto. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, Instituto de Psicologia,Universidade de Brasília, v. 1 8, n. 1, p. 43-50, 2002.
FIORENTINI, Dario. Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. São Paulo: Mercado das letras, 2003.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza.5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
KOCH, Nancy Terezinha Oldenburg e SOARES, Maria Tereza Carneiro. (2005). O professor, seus alunos e a resolução de problemas de estrutura aditiva. In: MORO, Maria Lúcia Faria; SOARES, Maria Tereza Carneiro. (Orgs.), Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática na escola (pp.145-182).Curitiba, Editora da UFPR.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores(coleção formação de professores). São Paulo: Autores Associados, 2006.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares.A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MORO, Maria Lúcia Faria; SOARES, Maria Tereza Carneiro. Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática na escola. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2005.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SANTOS, dos Aparecido. O conceito de fração em seus diferentes significados:um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no ensino fundamental. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo,2005. Dissertação (Mestrado).
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PINA NEVES, Regina da Silva. A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores.Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Tese (Doutorado em Psicologia).
______. (2010). Opção teórico-metodológica: reflexão e tomada de decisão no caminhar da pesquisa.In Jaqueline Araújo Civardi, João Pedro Machado Ribeiro e Marcos Antônio Gonçalves Júnior (Orgs.). Como nos tornamos pesquisadores? Bastidores de pesquisas em Educação Matemática. Curitiba, Editora CRV, p. 59-68.
PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática. Campinas: Papirus, 2000.
SAIZ, Irma. Dividir com dificuldade ou a dificuldade de dividir. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. (Orgs.).Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 11-25.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Laboratório de educação matemática. Uma experiência, um desafio.Revista de Extensão Universitária, UFG, Ano I, n. 2, p. 35-46, 1997.
VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques,v. 10, p. 133-170, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.