Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang

algumas aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137415

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Cultura, Vygotsky

Resumo

Este artigo discute a teoria histórico-cultural e sua aproximação com a escolarização indígena paranaense, permitindo a compreensão da abordagem vygotskyana e sua contribuição para a continuidade na valorização dos saberes alimentares kaingang. Utiliza de revisão bibliográfica para a obtenção do corpus teórico, sugerindo que a construção de currículos, projetos e atividades pedagógicas em acordo com as realidades antropológicas, medicinais, filosóficas e alimentares dos povos indígenas se potencializa na perspectiva que considera o social e o cultural como elementos importantes da existência e do desenvolvimento humano, resultados dos processos de interação.

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Biografia do Autor

Murilo Has, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Esp. em Educação Profis. e Tecnológica pela União Brasileira de Faculdades (2020). Membro do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI-UNICENTRO) e do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (MovEcampo). E-mail: murilohas.mh@gmail.com

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Coordenador do Curso de Pedagogia para Indígena - Unicentro. Membro do Programa Interinstitucional de pesquisa e formação intercultural/bilingue de professores indígenas do Paraná. E-mail: marcosgehrke@gmail.com

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Publicado

11.08.2021

Como Citar

Has, M., & Gehrke, M. (2021). Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações. Linhas Crí­ticas, 27, e37415. https://doi.org/10.26512/lc27202137415

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