Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados

Autores

  • Sebastião Gonçalves Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2832

Palavras-chave:

Música;, Matemática;, Séries iniciais;, Interdisciplinaridade;, Trabalho pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.04.2000

Como Citar

Feitosa, S. G. (2000). Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados. Linhas Crí­ticas, 6(10), 71–80. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2832

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.