Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2832Palabras clave:
Música;, Matemática;, Séries iniciais;, Interdisciplinaridade;, Trabalho pedagógicoResumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.