Diseño Universal para Aprendizaje en la práctica de profesores de Matemática en Paraná
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202245296Palabras clave:
Educación inclusiva, Educación básica, Matemáticas, Práctica docenteResumen
El estudio aborda la formación docente y el Diseño Universal para Aprendizaje (DUA) analizando el conocimiento de los profesores sobre Educación Especial, Educación Inclusiva y DUA, así como si cuentan con evidencias de DUA. La investigación es cualitativa, interpretativa al analizar un cuestionario sobre los temas señalados. Se seleccionaron once participantes, docentes de Matemáticas, y parece que la mayoría de ellos desconocen el enfoque DUA, el cual, por considerarse un enfoque reciente, aún no está muy difundido en la formación docente que aborde la inclusión escolar. Aun así, es posible observar evidencias de la DUA en los informes de prácticas de los participantes.
Descargas
Citas
Center for Applied Special Technology (CAST). (2018). Universal Design for Learning Guidelines (version 2.2). http://udlguidelines.cast.org
Coelho, J. R. D., & Góes, A. R. T. (2021). Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Educação Matemática Debate, 5(11). https://doi.org/10.46551/emd.e202122
Costa, P. K. A., & Góes, A. R. T. (2022). A Educação Especial e Inclusiva. Em A. R. T. Góes, & P. K. A. Costa (Orgs.) Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva – 1 (pp. 13-24). Pedro & João Editores. https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/desenho-universal-e-desenho-universal-para-aprendizagem-fundamentos-praticas-e-propostas-para-educacao-inclusiva-vol-1/
Garcia, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora.
Góes, A. R. T., & Costa, P. K. A. (2022). Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. Em A. R. T. Góes, & P. K. A. Costa (Orgs.) Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva – 1 (pp. 25-33). Pedro & João Editores. https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/desenho-universal-e-desenho-universal-para-aprendizagem-fundamentos-praticas-e-propostas-para-educacao-inclusiva-vol-1/
Instituto Iungo (2020, junho 01). Iungo convida: educação Inclusiva: Leped/Unicamp [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Qs_trvCwKBQ
Kranz, C. R. (2015). O Desenho Universal pedagógico na educação matemática inclusiva. Livraria da Física.
Nóvoa, A. S. (1991). A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Universidade de Aveiro.
Nunes, C., & Madureira, I. (2015). Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às práticas, 5(2), 126-143. https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.84
Prais, J. L. de S. (2017). Das interações à formação docente para a inclusão: contribuições do Desenho Universal para a aprendizagem. Appris.
Rosa, F. M. C., & Baraldi, I. M. (2018). Educação Matemática Inclusiva: estudos e percepções. Mercado de Letras.
Schön, D. A. (1997). Como formar professores como profissionais reflexivos. Em A. S. Nóvoa (Coord.). Os professores e sua formação. Dom Quixote.
Sebastián-Heredero, E. (2020). Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Universal Desing Learning Guidelines. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 26(4), 733-768. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155
Shulman, L. S. (1992). Research on teaching. A historical and personal perspective. Em F. K. Oser, A. Dick, & J. Patry. Effective and Responsible Teaching: The New Synthesis (pp. 364-381). Jossey-Bass.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Andrea Lannes Muzzio, Adriana Rinaldi Cassano, Anderson Roges Teixeira Góes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.