El principio indisociable de la universidad: dificultades y posibilidades de articulación
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3818Palabras clave:
Indisociable, Universidad, ArticulaciónResumen
Este estudio tiene como objetivo investigar y analizar las estrategias de articulación entre enseñanza, investigación y extensión promovidas por docentes de una universidad pública brasileña. El estudio se caracteriza como investigación cualitativa, de cuño exploratorio-descriptivo. Los resultados apuntan que la insociabilidad puede ser fortalecida por medio del desarrollo de investigaciones pautadas por la articulación de disciplinas, integración de las unidades académicas, instituciones y sujetos indiferentes procesos de formación; aproximación de temas de investigación con las disciplinas desarrolladas en la graduación; inserción de docentes en el posgrado y desarrollo de proyectos vinculados a la Educación Básica, tales como PIBID, Nuevos Talentos, entre otros.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Fernando.As universidades no mundo de amanhã: seu sentido, sua missão e suasperspectivas atuais. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1947.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
______. Plano Nacional de Extensão 1999- 2001. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/Sesu/planonaex.shtm>. Acesso em: 12 out. 2010.
______. Congresso Nacional. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109783/lei-5540-68>. Acesso em: 14 mar. 2010.
______. Decreto nº 11.530, de 18 de Março de 1915. Reorganiza o ensino secundário e o superior na Republica. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br>. Acesso em: 14 mar. 2010.
______. Decreto nº 19.851 de 11 de abril de 1931. Estatuto da Universidade Brasileira. Disponível em:<http://www2.camara.gov.br>. Acesso em: 20 mar. 2010.
BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária.Petrópolis: Vozes, 1996.
CHAUÃ, Marilena de Souza.Escritos sobre a universidade.São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CHIZZOTTI, Antonio. Metodologia do ensino superior: o ensino como pesquisa. In: CASTANHO, Sérgio;CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior.Campinas:Papirus, 2001. p.103-112.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.
CUNHA, Luiz Antonio. Ensino superior e a universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Lopes Teixeira;FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ENRICONE, Délcia.A docência na educação superior:sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1998.
KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade.São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1990.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva.Ciência & Educação,Bauru, v. 9, n. 2, p. 91-211, 2003.
______; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplasfaces. Ciência & Educação,Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MORIN, Edgar. O desafio do século XXI:religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MOTA, Ronaldo. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, Sonia Simões [et al.](Org.). Desafios da gestão universitária contemporânea.Porto Alegre: Artmed, 2011.
OLIVEIRA, Claudia Hochheim. Qual é o Papel da Extensão Universitária? Algumas Reflexões Acercada Relação entre Universidade, Políticas Públicas e Sociedade. In: Anais do 2º Congresso Brasileirode Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao15.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011.
RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. RevistaCadernos de Educação Especial,n. 21, p. 71-85, 2003.READINGS, Bill. Universidade sem cultura?Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice:o social e o político na pós-modernidade. SãoPaulo: Cortez, 1996.
______. A universidade do século XXI:para uma reforma democrática e emancipatória da universidade.São Paulo: Cortez, 2005.
TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e hoje.Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativaem educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário:seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed,2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.