Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência

Autores/as

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Palabras clave:

Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicos

Resumen

O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Líder do grupo de pesquisa Estudo em Educação Infantil da Unemat ”“ MT.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.

CARRAHER, Terezinha Nunes. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.

______; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.

DAVIS Claudia; LUNA, Sergio A. A questão da autoridade na educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 76, p. 65-70, fev. 1991.

D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU (Temas básicos de educação e ensino), 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

JESUS, Saul Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Cadernos do CRIAP, Portugal: Edições Asa, p. 44-62, 1999.

JOSÉ, Elizabette da Assunção; COELHO, Maria T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.

KHOURI, Yvonne. Disciplina versus antidisciplina. In: D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. p. 41-48.

OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: representação social de professores que atuam no ensino fundamental da Cidade de Cáceres/MT. 2002. 170f. Tese (Doutorado) ”“ Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

”“”“”“”“”“”“. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasilia: Liber Livro, 2005.

STRECHT, Pedro. Crianças e adolescentes violentos: o que devemos saber para prevenir e atuar. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001. p. 17-30.

WOODS, Peter. Ser criativo em relação ao comportamento desviante na escola. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001, p. 55-78.

Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Oliveira, M. I. de. (2009). Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência. Linhas Críticas, 15(29), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.