Pedagogia universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XX

Autores/as

  • José Carlos Araújo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3423

Palabras clave:

Pedagogia universitária;, Humboldt;, Universidade;, Ensino e pesquisa;, Universidade brasileira;, Educação superior

Resumen

O objetivo deste é configurar uma conceituação de pedagogia universitária, primeiramente com base no pensamento de Wilhelm von Humboldt (1767-1835), presente na obra intitulada Sobre a Organização Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim, escrita em 1810, a qual revela, basicamente, o ideário em torno de universidade desde o século XIX aos nossos dias. E, em segundo lugar, complementarmente, versar sobre a pedagogia universitária brasileira, certamente vinculada aos ideais humboldtianos, em três momentos cruciais de sua constituição no decorrer do século XX: a) nos anos 1920, pelo movimento universitário fundado na idéia de formação das elites; b) nos anos 1950 e 1960, pelo movimento em torno da democratização da Educação Superior; e c) nos anos 1990, com ressonâncias na atualidade, pelo movimento denominado por ‘mercantilização’ da Educação Superior, quando se assiste a uma admirável expansão do setor privado, mas certamente em sintonia com o movimento anterior.

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Biografía del autor/a

José Carlos Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, MG. Professor Colaborador da Universidade Federal de Uberlândia, MG

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Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Araújo, J. C. (2008). Pedagogia universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XX. Linhas Críticas, 14(26), 25–42. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3423

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