As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344Palabras clave:
Tecnologias digitais;, Informática educativa;, Raciocínio lógico;, Piaget;, Seqüência FedathiResumen
O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo à s teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.
Descargas
Citas
BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola.Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.
______; SANTANA, José Rogério. A teoria de Fedathi e sua relação com o Intuicionismo e a lógica do desenvolvimento matemático no ensino. XV EPENN ”“ Encontro de Pesquisa Educacional doNorte e Nordeste, 2001. São Luis/MA: UFMA, 2001.
______ et al. A Seqüência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem deMatemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. XV EPENN ”“ Encontro de PesquisaEducacional do Norte e Nordeste. São Luis/MA: UFMA, 2001.
DAVIS, Philip; HERSH, Reuben. A experiência matemática. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.
FLAVELL, John H.; MILLER, Patrícia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. Trad.:Cláudia Dornelles. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
JOHANNOT, Louis. Le raisonnement mathématique de l ´adolescent. Colection Actualités Pédagogiqueset Psychologiques. Paris: Delachaux et Niestlé, 1947.KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna, São Paulo: Ibrasa, 1976.
PAPERT, Seymour. Logo:computadores e educação. Trad.: José Armando Valente do originalamericano Mindstorms:children, computers and powerful ideas, Basic Books, 1980). 3. ed. SãoPaulo: Brasiliense, 1988.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
______; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
POLYA, George. A arte de resolver problemas:um novo aspecto do método matemático. Trad.:Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia. Os “estágios” do desenvolvimento da inteligência. ColeçãoMemória da Pedagogia n. 1: Jean Piaget. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto,2005.
STANAT, Donald F.; MCALLISTER, David F. Discrete mathematics in computer science.NewJersey, EUA: Prentice Hall, 1977.
TAILLE, Yves de La. Ensaio sobre o lugar do computador na Educação. São Paulo: Iglu, 1990.
USPENSKY, V. A máquina de Post. Moscou (URSS): Mir, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.