El lugar de los paratextos biografía y sinopsis en obras literarias infantiles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28636

Palabras clave:

Literatura, Paratextos, Mediación

Resumen

Considerando que un libro está formado por texto y paratextos y que la interacción con ambos califica la lectura, se pretende investigar cómo los paratextos verbales, biografía y sinopsis, son presentados en la obra literaria infantil. Fueron utilizadas tres obras del PNBE 2014: A princesa desejosa, de Cristina Biazetto, Pedro Noite, de Caio Riter y A velinha e o porco, de Rosinha. El análisis de las obras consideró la formación de los paratextos citados, llevando en cuenta sus características, como, por ejemplo, el lenguaje y los receptores a quiénes son dirigidos. Los datos indican la relevancia de atentar para datos presentes en paratextos en procesos de mediación de las obras literarias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura. E-mail: ramos.fb@gmail.com

Júlia Duarte Schenkel, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao longo da graduação, atuou como bolsista de iniciação científica (PROBIC-FAPERG) sob orientação da professora Dra. Flávia Brocchetto Ramos, participando dos projetos: Leitor do PNBE 2014: do papel à mediação; Mediação de leitura literária: análise de instâncias paratextuais em obras selecionadas pelo PNBE e Práticas educativas: leitura em perspectiva plural. E-mail: jdschenkel@ucs.br

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. É docente na Universidade de Caxias do Sul. É docente permanente no PPG Profissional em História e no PPGEDU/UCS. Coordena pesquisas nas áreas de História da Educação; linguagens no ensino de História. Coordenadora do grupo de pesquisa CONECTIVIDADE. E-mail: erela@ucs.br

Citas

Barbosa, R. C. B., & Frade, I. C. A. S. (2012). Diferentes versões, diferentes paratextos? Análise da obra “O Menino Poeta”. In III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Porto Alegre, Brasil: PUCRS.

Biazetto, C. (2012). A princesa desejosa. Projeto.

Bourdieu, P. (2006). A ilusão biográfica. In: Amado, J. e Ferreira, M.M. Usos e abusos da história oral (8a. ed.). FGV.

Genette, G. (2009). Paratextos editoriais. Ateliê.

Miguez, F. (2000). Nas Arte - Manhas do imaginário infantil: O lugar da literatura na sala de aula. Editora Zeus.

Moraes, M. C. (2004). Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Vozes.

Paiva, S. C. F., Santos, D. C. L. (n.d). Literatura infantil e a formação do professor formador de leitores. EDIPUCRS.

Ramos, F., & Panozzo, N. (2005). Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva, 23(1), 115-130. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9734

Riter, C. (2011). Pedro Noite. Biruta.

Rosinha. (2012). A velhinha e o porco. Editora do Brasil.

Sagrilo, S. G. (2007). Estética da recepção e sociologia da leitura: Uma obra, vários olhares. http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf_literario/106.pdf

Publicado

2020-08-19

Cómo citar

Brocchetto Ramos, F., Duarte Schenkel, J., & Rela, E. (2020). El lugar de los paratextos biografía y sinopsis en obras literarias infantiles. Linhas Críticas, 26, e28636. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28636

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.