Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação

Autores/as

  • Isaura Belloni Universidade de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2752

Palabras clave:

Avaliação institucional;, Avaliação da educação superior;, Avaliação e democratização da educação;, Política de avaliação da educação

Resumen

O texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1999-12-31

Cómo citar

Belloni, I. (1999). Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas, 5(9), 31–58. https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2752

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.