The curricularization of extension in UFABC admission courses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348305

Keywords:

Curriculum, Outreach, Higher Education

Abstract

This article portrays the inclusion of outreach activities in the curricula of interdisciplinary entry courses of Federal University of ABC – UFABC, in compliance with the provisions of the National Education Plan and the Guidelines for Outreach in Brazilian Higher Education, which advocate that outreach activities must compose a minimum of ten percent (10%) of the total curricular courseload of undergraduate courses. This is an exploratory qualitative study, carried out using the document analysis method. The results showed that outreach was inserted in the pedagogical projects of the courses, and are present in the curricular components the students must fulfill.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronny Maciel de Mattos, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. E-mail: ronny.mattos@ufabc.edu.br

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. E-mail: evonir.albrecht@ufabc.edu.br

References

Brasil. (2014). Lei n.º 13.005 de 25 de junho de 2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brasil. (2018). Resolução n.º 7 de 18 de dezembro de 2018 (Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n.º 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf

Brasil. (2020a). Decreto Legislativo n.º 6 de 20 de março de 2020 (Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020). Congresso Nacional. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2020/decretolegislativo-6-20-marco-2020-789861-publicacaooriginal-160163-pl.html

Brasil. (2020b). Resolução n.º 1 de 29 de dezembro de 2020 (Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN12020.pdf

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto (Tradução de L. O. Rocha, 2a ed.). Artmed.

Deus, S. (2020). Extensão universitária: trajetórias e desafios. PRE-UFSM. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/EBOOK_-_Sandra_de_Deus_-_Extensao_Universitaria.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf

Freire, P. (1985). Extensão ou comunicação? Paz e Terra.

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2017). Resolução n.º 222 de 22 de agosto de 2017 (Regulamenta a inclusão de carga horária em ações de extensão e cultura exigida nos cursos de graduação da UFABC). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/resolucoes/resoluo_222_-_regulamenta_a_incluso_de_carga_horria_em_aes_de_extenso_e_cultura_exigida_nos_cursos_de_graduao_da_ufabc_revogada.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2020). Resolução n.º 242 de 03 de setembro de 2020 (Estabelece normas para criação de componentes curriculares livres nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFABC). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/resolucoes/resolucao_242_-_ccls.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2022a). Resolução n.º 253 de 03 de março de 2022 (Regulamenta a inclusão de carga horária em ações de extensão e de cultura exigida nos cursos de graduação da UFABC, revoga e substitui a Resolução ConsEPE n.º 222). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/resolucoes/resoluo_253_-_regulamenta_a_incluso_de_carga_horria_em_aes_de_extenso_e_de_cultura_exigida_na_graduaorevoga_e_substitui_a_resoluo_222_-_assinada.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2022b). Ato Decisório n.º 236 de 04 de novembro de 2022 (Aprova a adequação do PPC do BCH). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/atos_decisorios/ato_decisrio_236_-_aprova_a_adequao_do_ppc_do_bch_assinado.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2022c). Ato Decisório n.º 242 de 19 de dezembro de 2022 (Aprova a revisão do PPC de Licenciatura em Ciências Humanas LCH). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/atos_decisorios/ato_decisrio_242_-_aprovar_a_reviso_do_ppc_de_licenciatura_em_cincias_humanas_lch_-_ato_assinado.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2022d). Ato Decisório n.º 243 de 19 de dezembro de 2022 (Aprova a revisão do PPC de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas LCNE). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/atos_decisorios/ato_decisrio_243_-_aprovar_a_reviso_do_ppc_de_licenciatura_em_cincias_naturais_e_exatas_lcne_-_ato_assinado.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2023a). Ato Decisório n.º 244 de 02 de março de 2023 (Desobriga discentes do BCH até 2022 de cumprir extensão). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consepe/atos_decisorios/ato_decisrio_244_-_desobrigar_discentes_do_bch_at_2022_de_cumprir_extenso_assinado.pdf

Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). (2023b). Ato Decisório n.º 249 de 17 de março de 2023 (Aprova a revisão do projeto pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www.ufabc.edu.br/images/consuni/atos_decisorios/ato_decisrio_249_-_aprovar_a_reviso_do_projeto_pedaggico_do_curso_ppc_de_bacharelado_em_cincia_e_tecnologia_bct_conforme_anexo_-_ato_assinado.pdf

Gil, A. C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa (5a ed.). Atlas.

Imperatore, S. L. B., Pedde, V., & Imperatore, J. L. R. (2015). Curricularizar a extensão ou extensionalizar o currículo? Aportes teóricos e práticas de integração curricular da Extensão ante a estratégia 12.7 do PNE. Anais do XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Mar del Plata, Argentina. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136064

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica (7a ed.). Atlas.

Sangenis, L. F. C. (2012). Extensão Universitária: Um Conceito em transformação. Em M.G. C. Tommasiello, A. J. Marin, S. G. Pimenta, L. M. Carvalho, & J. C. Fusari (Orgs.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições (pp. 6044-6052). Junqueira & Marin Editores.

Souza Neto, J. C. (2005). Centro de Cultura e Extensão, um território de construção do conhecimento e da solidariedade. Em J. C. Souza Neto, & M. L. G. Átil (Orgs.). Extensão universitária: uma construção de solidariedade. Expressão & Arte.

Stake, R. E. (2011). Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso.

Published

2023-08-11

How to Cite

Mattos, R. M. de, & Albrecht, E. (2023). The curricularization of extension in UFABC admission courses. Linhas Críticas, 29, e48305. https://doi.org/10.26512/lc29202348305

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.