Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4152

Palavras-chave:

Educação superior, Políticas de ingresso, Democratização

Resumo

O texto discute a democratização nas políticas de ingresso na educação superior, segundo a mediação teórica de Marx, Lukács e Wood. São utilizadas fontes documentais e bibliográficas, destacando os formatos seletivos de ingresso. Do estudo extrai-se a complexidade do sentido de democracia, um conceito implicado nas contradições sociais, na transformação da sociedade e na compreensão de ser humano. Igualmente, é possível apreender um discurso de infalibilidade e redenção sobre o ingresso na educação superior, cuja realidade, no entanto, ocorre de forma limitada e contraditória. 

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Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação. Docente do programa de Pós-graduação em Educação da UFMT  e do curso de Nutrição. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais.

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Silva, M. das G. M. da, & Veloso, T. C. M. A. (2013). Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista. Linhas Crí­ticas, 19(39), 409–428. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4152

Edição

Seção

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