Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4152

Palavras-chave:

Educação superior, Políticas de ingresso, Democratização

Resumo

O texto discute a democratização nas políticas de ingresso na educação superior, segundo a mediação teórica de Marx, Lukács e Wood. São utilizadas fontes documentais e bibliográficas, destacando os formatos seletivos de ingresso. Do estudo extrai-se a complexidade do sentido de democracia, um conceito implicado nas contradições sociais, na transformação da sociedade e na compreensão de ser humano. Igualmente, é possível apreender um discurso de infalibilidade e redenção sobre o ingresso na educação superior, cuja realidade, no entanto, ocorre de forma limitada e contraditória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação. Docente do programa de Pós-graduação em Educação da UFMT  e do curso de Nutrição. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais.

Referências

BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Superior 2011 ”“ Graduação. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em: 30 jan. 2013.

BRASIL. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2012.

BRASIL. Proposta à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Assessoria de Comunicação Social.Ministério da Educação.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310&id=13318&option=com_content&view=article>. Acesso em: 17 mar. 2010.

BORGES, José Leopoldo das Graças Borges; CARNIELLI, Beatrice Laura Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 113-139, jan./abr. 2005.

BORGES, Liliam Faria. O debate sobre a democracia na tradição histórica da social-democracia. In: _______; MAZZUCO, Neiva Galina (Orgs.). Democracia e políticas sociais na América Latina. São Paulo: Xamã, 2009, p. 37-60.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista. Categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa Ômega, 2004.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas do Brasil de hoje. In: Fávero, Osmar; SEMERARO, Giovanni (Orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro.Petrópolis: Vozes, 2002. p. 11-40.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. O ensino superior, da Colônia à Era Vargas. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

EAGLETON, Terry. Marx e a liberdade. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional.São Paulo: Cortez, 1997, p. 70-90.

GOMES, Maria Aldair; LIMA, Antonio Bosco. Os surgimentos dos programas alternativos como forma de ingresso na educação superior. In: Anped Centro-Oeste, 2010, Uberlândia, Anais...,Uberlândia, Editora UFU, 2010.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LEFEBVRE, Henri. Sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1979.

LUKÁCS, György. Socialismo e democratização. Escritos políticos 1956-1971. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2005.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Disponível em: <http://www.marxists.org>. Acesso em: 17 abr. 2007.

MERCADANTE QUER DAR BÔNUS... Jornal da Ciência4.436, de 13/02/2012. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 14 fev.2012.

O FIM DO VESTIBULAR ...Jornal da Ciência 4317, de 08/08/2011. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 15 ago.2011.

ROSSATO, Ricardo. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: Editora UFP, 2005.

SILVA, Maria das Graças Martins da; NOGUEIRA, Patrícia Simone. Expansão na educação superior e a política de democratização: avanços e contradições. In: SILVA, Maria das Graças Martins da (Org.). Políticas educacionais: faces e interfaces da democratização. Cuiabá: Editora UFMT, 2011, p. 13-38.

SILVA, Maria das Graças Martins da; NOGUEIRA, Patrícia Simone; VELOSO, Tereza Christina M. Aguiar. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. Revista Avaliação. 2012 (prelo).

SOUZA, Joiciane Aparecida de. Políticas de acesso à educação superior: flexibilização e democratização do ingresso na universidade. 2007. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Uberlândia, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WOOD, Ellen. Democracia contra o capitalismo. A renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Anped, v. 11, n. 32, p. 226-370, maio/ago. 2006.

Downloads

Publicado

25.09.2013

Como Citar

Silva, M. das G. M. da, & Veloso, T. C. M. A. (2013). Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista. Linhas Crí­ticas, 19(39), 409–428. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4152

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.