Educação online: um caminho para a construção da autonomia?

Authors

  • Adriana Rocha Universidade de Brasília - UnB
  • Lúcia Regina Vilarinho Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3487

Keywords:

Educação online;, Formação de professores;, Autonomia na aprendizagem;, Visão de alunos e tutores

Abstract

A educação online vem se consolidando como alternativa para o enfrentamento de desafios educacionais da contemporaneidade, entre eles a necessidade de formar cidadãos autônomos, capazes de trabalhar colaborativamente. Mas, pode a autonomia ser desenvolvida e ampliada em um curso na modalidade online? A pesquisa aqui relatada teve por objetivo investigar, segundo a visão de alunos e tutores de um curso online, o processo de construção da autonomia na aprendizagem. Tendo como suporte metodológico o pressuposto de que visões de sujeitos são construções subjetivas e, por isso mesmo, devem ser analisadas em uma perspectiva qualitativa, a coleta de dados foi feita mediante observação de campo (virtual) e aplicação de questionários para alunos e tutores. Os resultados permitiram concluir que a autonomia é um processo que: depende da determinação do sujeito, mas não se concretiza solitariamente; demanda responsabilidade, organização, disciplina, maturidade e compromisso; é favorecido pela mediação pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Rocha, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá ”“ RJ (2008). Grupo Arteduca ”“ Instituto de Artes ”“ Universidade de Brasília

Lúcia Regina Vilarinho, Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

References

ALAVA, S. Ciberespaço e práticas de formação: das ilusões aos usos dos professores. In: ______(Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed,2002. p. 53-70.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais:pesquisas quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2004.

BARBOT. M.; CAMATARRI, G. Autonomia e aprendizagem: a inovação na formação. Porto: Rés-Editora, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.BECKER, F. Construtivismo: apropriação pedagógica. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. de.Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro:DP&A, 2002, p.102-153.

BELLONI, M. L. Educação a distância.São Paulo: Autores Associados, 2002.

COTRIM, G. Fundamentos de filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2005.

DEPOVER. C. Um dispositivo de aprendizagem a distância baseado na partilha deconhecimentos. In: ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticaseducacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 153-170.

DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz eTerra, 2006.

JONASSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, p. 70-88, abr./jun. 1996.

KENSKI, V. M.Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2004.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2000.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

SANTOS FILHO, J. C. dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. In: SANTOSFILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. SãoPaulo: Cortez, 1997. p. 13-59.

VALENTINI, C. B; SOARES. E. M. do S. (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais:compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: Educs, 2005.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Published

2009-02-28

How to Cite

Rocha, A., & Vilarinho, L. R. (2009). Educação online: um caminho para a construção da autonomia?. Linhas Críticas, 14(27), 247–261. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3487

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.