Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3481Keywords:
Educação Especial;, Formação de professores;, ; Inclusão;, dentidade docente;, Profissionalidade docenteAbstract
Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto:Porto Editora, 1996.
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora,2004.
ASSUNÇÃO, Maria Madalena S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: AutoresAssociados, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Toward a Philosophy or the Act. Trad.: (para uso didático e acadêmico) CarlosAlberto Faraco e Cristóvão Tezza. Austin: University of Texas Press, 1993.
______. Estética da criação verbal. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad.: Michel Laud e Yara FrateschiVieira. São Paulo: Hucitec, 2006.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC, 2008.
BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.
BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores:a questão da subjetividade. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.
CORAZZA, Sandra; SILVA, Tomaz Tadeu. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras?3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Narrativas de professores: pesquisando leitura e escritanuma perspectiva sócio-histórica. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.
______. Vigotski e Bakhtin, psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2003.
GOMES, Nilma. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.
GONÇALVES, Maria da Graça Marquina. A Psicologia como ciência do sujeito e dasubjetividade: a historicidade como noção básica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES,Maria da Graça Marquina; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectivacrítica em Psicologia. São Paulo: Cortez, 2002. p. 37-52.
KRAMER, Sônia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com a diversidade, hierarquia e poderna pesquisa em ciências humanas. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim; KRAMER,Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 57-76.
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docente.Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1.159-1.180, 2004.
MARQUES, Carlos Alberto; MARQUES, Luciana Pacheco. Do universal ao múltiplo: os caminhosda inclusão. In: LISITA, Verbena Moreira S. de S.; SOUSA, Luciana Freire E. C. P. (Orgs.). Políticaseducacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar.Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 223-239.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. (Orgs.). Aprendizagem doadulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltran; GAUTHIER, Clermont.Formar o professor,profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo:Contexto, 2005a. p. 11-35.
______. Ético e estético: Na vida, na arte e na pesquisa em ciências humanas. In: BRAIT, Beth.Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005b. p. 103-122.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem.Trad.: Paulo Bezerra.São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. Psicologia pedagógica.Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Trad.: Zoia Prestes. Linhas Críticas,Brasília, v. 12, n. 23, p. 279-291, jul./dez. 2006.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA,Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4. ed. Petrópolis:Vozes, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).