A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental

Authors

  • Adriana Magalhães Alves de Melo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Keywords:

Televisão;, Educação;, Recepção;, Meio ambiente;, Criança

Abstract

O surgimento de estudos a partir da perspectiva dos receptores tem contribuído para uma melhor compreensão da relação criança e televisão. Constatou-se que a aliança entre o lúdico da televisão e o educativo é chave do sucesso para a educação via televisão junto ao público infanto-juvenil. O presente estudo tern por objetivo compreender como as crianças estão recebendo esse tipo de programa, que ensina divertindo, mais especificamente em relação ã educação ambiental. Para melhor delimitar o trabalho, foi escolhida a novela infantil Flora Encantada, exibida no programa Angel Mix, da Rede Globo, de outubro de 1999 a março de 2060, que buscava uma integração entre educação ambiental e televisão. Será examinada a recepção da novela, visando compreender as leituras que as crianças fazem, para, enfim, mapear essa recepção infantil.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2002-12-31

How to Cite

Melo, A. M. A. de. (2002). A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental. Linhas Críticas, 7(13), 227–240. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Issue

Section

Articles