Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos

Authors

  • Maria Carmen Villela Rosa Tacca

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2755

Keywords:

Fracasso e sucesso escolar;, Relação professor-aluno;, Percepção e representação do aluno;, Preconceitos;, Estereótipos, Sistema de crenças do professor

Abstract

O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

1999-12-31

How to Cite

Tacca, M. C. V. R. (1999). Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos. Linhas Críticas, 5(9), 85–102. https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2755

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.