Las narrativas autobiográficas en la construcción de la experiencia y el sí mismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8241Palavras-chave:
Narrativas Autobiográficas, Identidade Narrativa, ExperiênciaResumo
O artigo oferece uma explicação semiótica e psicogenética de como as narrativas autobiográficas organizam experiências e dão sentido de continuidade ao eu. As narrativas são ações comunicativas articuladas em duas direções complementares. Por um lado, eles participam da interpretação e construção de significados sobre uma situação e por outro, dão sentido à sua própria performance. Deste ponto de vista, pode-se entender como a identidade narrativa é construída - de forma mediada e dialógica, o que leva à apreciação ética e estética das próprias performances e do eu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 LC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.