Povos Mura e Pupỹkary: a relação educativa da criança amazônica originária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202450853

Palavras-chave:

Relações educacionais, Cultura, Criança originária, Mura, Pupỹkary

Resumo

Este artigo analisa a visão dos povos originários sobre a educação e os cuidados infantis na aldeia Correnteza Mura e do povo Pupỹkary. Por meio da autoetnografia e da dialética, contextualiza-se a cosmovisão desses povos sobre os cuidados com suas crianças, baseando-se em Vygotski sobre a interação humano e ambiente. Revela-se que a educação diária dos povos mostra como os pais integram o ambiente familiar e escolar, evidenciando a preservação cultural e identitária. A pesquisa destaca a importância da afetividade nas relações sociais, influenciando o comportamento educacional ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Alcioni da Silva Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Professora coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Lábrea. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. E-mail: alcionimonteiro@hotmail.com

Hely Nascimento, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestre em História geral pela Université Libre des Scienes de L'homme de Paris (2017). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2023). Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. E-mail: h.b.nascimento.ppge.ufam@gmail.com

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil

Doutora em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade da Coruña (2004). Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Dirigente das Revistas Educamazônia (2008-atual) e Revista Amazônica (2008-atual), Revista Ensino de Ciências e Humanidades (2017-atual) e Revista Educação e Humanidades (2020-atual). E-mail: suelymascarenhas2019@gmail.com

Romildo Pereira da Cruz, Universidade Estadual do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2019). Professor da Universidade Estadual do Amazonas de Humaitá. Membro da Comunidad virtual de la Red de Educacion Matematica de America Central y El Caribe. Membro da Sociedade Brasileira Matemática. Consultor AdHoc da FAPEAM. E-mail: romildo.cruz@universo.univates.br

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Publicado

19.08.2024

Como Citar

Monteiro, A. da S., Nascimento, H. B. do, Mascarenhas, S. A. do N., & Cruz, R. P. da. (2024). Povos Mura e Pupỹkary: a relação educativa da criança amazônica originária. Linhas Crí­ticas, 30, e50853. https://doi.org/10.26512/lc30202450853

Edição

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