Educação popular e movimentos sociais do campo: a experiência do Movimento 21

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347285

Palavras-chave:

Educação Popular, Movimentos Sociais, Movimento 21-Agroecologia, Práticas Educativas

Resumo

Este artigo relaciona a Educação Popular e os Movimentos Sociais na construção de processos de resistência camponesa, evidenciando os aprendizados constituídos por eles. Por meio da sistematização de experiências, reconstruímos a experiência do Movimento 21, na Chapada do Apodi-Ceará, abordando seu caráter educativo e o processo participativo. Desde 2010, desenvolveu diversas ações coletivas e práticas educativas no território onde se insere, numa perspectiva agroecológica, as quais combinam a resistência camponesa com a problematização e a conscientização, voltadas à libertação, constituindo-se como uma nova experiência de educação popular e de transformação social.

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Biografia do Autor

João Paulo Guerreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação Popular, Memórias e Saberes” (CNPq/UFPB). E-mail: joaopaulo.guerreiro@ifce.edu.br

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa “Educação Popular, Memórias e Saberes” (CNPq/UFPB). E-mail: severinobsilva@uol.com.br

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora da Universidade Estadual do Ceará. Membra do Grupo de Pesquisa “Travessias: Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos” (CNPq/UECE). E-mail: sandra.gadelha@uece.br

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Publicado

31.05.2023

Como Citar

Guerreiro, J. P., Silva, S. B. da, & Carvalho, S. M. G. de. (2023). Educação popular e movimentos sociais do campo: a experiência do Movimento 21. Linhas Crí­ticas, 29, e47285. https://doi.org/10.26512/lc29202347285

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