A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social

Autores

  • Ricardo Toledo Neder Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4558

Palavras-chave:

CTS, Tecnologia, Sociedade, Complexo agroalimentar, Adequação sociotécnica, CTS e educação científica, Tecnologia social, Brasil

Resumo

No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.

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Biografia do Autor

Ricardo Toledo Neder, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em ciências pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento em Sociologia Política do Neocorporativismo (IFCH e Economia UNICAMP), Desenvolvimento Territorial e Regional (UNESP), Filosofia da Tecnologia e Teoria Crítica da Tecnologia - Escola de Frankfurt (USP. FFLCH). Atua na graduação e pesquisa-ação na Faculdade Universidade de Brasília - Planaltina (Gestão do Agro, Ambiental, Ciências Naturais, Educação do Campo e Desenvolvimento Agrário).

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Neder, R. T. (2015). A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Crí­ticas, 21(45), 357–381. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4558

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação