Migrantes haitianos en educación de jóvenes y adultos en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202244846Palabras clave:
Migración haitiana, Educación de jóvenes y adultos, Política educativaResumen
Se trata de una investigación cualitativa que tiene como objetivo analizar las intenciones y expectativas de los migrantes haitianos en la Educación de los Jóvenes y Adultos (EJA) en Brasil, municipio de Cambé, Paraná. Los datos muestran que las motivaciones iniciales de los estudiantes haitianos para ingresar a EJA son: hablar el portugués, tener un diploma internacional y estudiar en una escuela gratuita. Se identifican dos perfiles de estos educandos: los recién llegados que buscan aprender portugués y aquellos que han vivido en Brasil por más tiempo y aspiran a concluir la escuela secundaria, ingresar en la universidad, con el objetivo de una ascensión social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dominique Antoine, Wagner Roberto do Amaral

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
