A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação

Autores

  • Taísa Resende Sousa Universidade de Brasília
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília
  • José Vieira de Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402

Palavras-chave:

Infância, Políticas públicas de educação, Plano Nacional de Educação

Resumo

O artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.

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Biografia do Autor

Taísa Resende Sousa, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, na Universidade de Brasília ”“ UnB e psicóloga infantil na clínica Diálogo.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília ”“ UnB e Pós-Doutora em Sciences de l’Education pela Universidade Paris V, René Descartes e professora adjunta da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. 

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). E professor Associado da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Sousa, T. R., Pedroza, R. L. S., & Sousa, J. V. de. (2014). A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, 20(43), 643–663. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402

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