Influências do professor na constituição do aluno leitor: algumas constatações
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202243453Palavras-chave:
Leitura, Escola, MediaçãoResumo
Este texto traz resultados da pesquisa quanti-qualitativa sobre o perfil leitor de ingressantes no ensino médio oriundos de escolas públicas municipais de Feliz/RS e a contribuição de seus professores para essa construção. Teorias da área da leitura embasam a análise dos dados coletados nesta pesquisa e são comparados com a anterior, realizada com docentes da mesma rede. Como descobertas, a maioria dos alunos possui memórias positivas de leitura e as ações proporcionadas pelos professores interferem positivamente na formação do leitor.
Downloads
Referências
Alves, I., & Branchi, N. (2021). O perfil do professor-leitor de Língua Portuguesa, das séries finais, da rede municipal de Feliz/RS. Em D. Bernardes & D. C. Froehlich (Orgs.). Temas em Debate: contextos educacionais (pp. 176-227). Dictio Brasil.
Cerrillo, P. C. (2007). El lector literario. Fondo de Cultura Económica.
Cerrillo, P. C. (2016). Literatura infantil y juvenil y educación literaria: hacia una nueva enseñanza de la literatura. Ediciones Octaedro.
Colomer, T. (2007). Andar entre livros: A leitura literária na escola. Global.
Cosson, R. (2009). Letramento Literário: teoria e prática. Contexto.
Costa, K., Montiel, J. M., Bartholomeu, D., Murgo, C. S., & Campos, N. R. (2016). Percepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do ensino fundamental. Revista psicopedagogia, 33(101), 154-163. http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/485/percepcao-do-suporte-familiar-e-desempenho-em-leitura-e-escrita-de-criancas-do-ensino-fundamental
Failla, Z. (2020). Retratos da Leitura no Brasil. Sextante.
Larrosa, J. (2003). La experiencia de la lectura. FCE.
Magnani, M. R. M. (2001). Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do Gosto. Martins Fontes.
Ondine, N. (2016). A utilidade do inútil. Companhia das Letras.
Perrone-Moisés, L. (2016). Mutações da literatura no século XXI. Companhia das Letras.
Petit, M. (2008). Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Ed. 34.
Piaget, J. (1983). A epistemologia genética. Abril Cultural.
Rezende, N. L. (2013). O ensino de literatura e a leitura literária. Em M. A. Dalvi, R. Jover-Faleiros, & N. L. Rezende (Orgs.). Leitura de literatura na escola (pp. 99-111). Parábola.
Rösing, T., & Zilberman, R. (2009). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. Global.
Rouxel, A. (2013). Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Em M. A. Dalvi, R. Jover-Faleiros, & N. L. Rezende (Orgs.). Leitura de literatura na escola (pp. 17-33). Parábola.
Santaella, L. (2013). Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, 9(1), 19- 28. https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf
Silva, E. T. da. (1983). Leitura e Realidade Brasileira. Mercado Aberto.
Soares, M. (1999). A escolarização da literatura infantil e juvenil. Em A. A. M. Evangelista, H. M. B. Brandão, & M. Z. V. Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil (pp. 18-43). Autêntica Editora.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natália Branchi, Izandra Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.