La educación sobre las drogas en Brasil frente al nuevo orden jurídico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242176

Palabras clave:

Base Nacional Común Curricular, Temas Contemporáneos Transversales, Educación sobre Drogas, Leyes de Drogas

Resumen

El escenario político brasileño actual está marcado por la regulación gubernamental de las prácticas educativas prohibicionistas sobre las drogas que no estimulan el pensamiento crítico-reflexivo. Este artículo traza diálogos entre cinco documentos oficiales, analizando las limitaciones legales y perspectivas de la Educación sobre Drogas en Brasil, frente al nuevo orden jurídico. Trata de una investigación cualitativa, documental, que problematiza orientaciones para las prácticas preventivo-educativas en el contexto de la educación. Observamos una disminución creciente de los espacios de debate y negociación, con orientaciones drogocéntricas y belicosas, poco habituados al debate, los contextos, las personas y sus vulnerabilidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas. Membro da Associação Nacional de História, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos, da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas. E-mail: lullua2@yahoo.com.br

Francisco Coelho, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pós-Doutorado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Professor do Programa de Pós-Graduação Ensino de Biociências e Saúde (PGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador dos cursos de extensão em Educação sobre Drogas do Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação CECIERJ. Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas. Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: educacaosobredrogas@gmail.com

Citas

Abramovay, M., & Castro, M. G. (2005). Drogas nas escolas: versão resumida. UNESCO, Rede Pitágoras. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000067.pdf

Acselrad, G. (2005). A educação para autonomia: construindo um debate democrático sobre drogas. Em G. Acselrad (Org.). Avessos do Prazer – drogas, aids e direitos humanos (2ª ed., pp. 183-212). Editora Fiocruz.

Acselrad, G. (2013). Drogas, a Educação para a Autonomia como garantia de direitos. Revista da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, 16(63), 96-104. https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista63/revista63_96.pdf

Adade, M. (2012). A visão de estudantes sobre drogas: subsídios para ações educativas orientadas pela redução de danos. [Dissertação de mestrado, Instituto Oswaldo Cruz]. https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/7146/1/MA%202010%20-%20Mariana%20Adade%20Pampolha%20da%20Silva.pdf

Albertani, H. M. B. (2011). Prevenção na escola: um novo olhar, uma nova prática. Em E. A. Silva, & D. De Micheli (Orgs.). Adolescência, uso e abuso de drogas: uma visão integrativa (2ª ed., pp. 637-656). Fap-Unifesp.

Aquino, J. G. (1998). A escola e as novas demandas sociais: as drogas como tema transversal. Em J. G. Aquino (Org.). Drogas na escola – alternativas teóricas e práticas (pp. 83-104). Summus.

Bakhtin, M. (1988). Marxismo e filosofia da linguagem. Hucitec.

Brasil. (1971a). Lei 5.726 de 29 de outubro de 1971 (Dispõe sobre medidas preventivas e repressivas ao tráfico e uso de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica e dá outras providências). Presidência da República. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5726-29-outubro-1971-358075-publicacaooriginal-1-pl.html

Brasil. (1971b). Decreto 69.845 de 27 de dezembro de 1971 (Regulamenta a Lei 5.726 de 29 de outubro de 1971). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D69845.htm

Brasil. (1976). Lei 6.368 de 21 de outubro de 1976 (Dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica, e dá outras providências). Ministério da Justiça. https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=6368&ano=1976&ato=0e7oXRq50MnRVTd44

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: saúde. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf

Brasil. (2002a). Resolução CNE/CP n.º 01 de 18 de fevereiro de 2002 (Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena). Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf

Brasil. (2002b). Decreto-Lei 4.345 de 26 de agosto de 2002 (Institui a Política Nacional Antidrogas e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4345.htm

Brasil. (2006). Lei n.º 11.343 de 23 de agosto de 2006 (Dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas). Secretaria Geral. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2019a). Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf

Brasil. (2019b). Resolução CNE/CP n.º 2 de 20 de dezembro de 2019 (Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file

Brasil. (2019c). Decreto n.º 9.761 de 11 de abril de 2019 (Aprova a Política Nacional sobre Drogas). Presidência da República. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137357/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-761-de-11-de-abril-de-2019-71137316

Brasil. (2020). Resolução CNE/CP n.º 1 de 27 de outubro de 2020 (Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica [BNC-Formação Continuada]). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724

Carlini-Cotrim, B. (1998). Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. Em J. G. Aquino (Org.). Drogas na escola – alternativas teóricas e práticas (pp. 19-30). Summus.

Coelho, F. J. F. (2019). Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. Brazil Publishing.

Correia, A. C. (2019). A medicalização da pedagogia: discursos médicos na construção do discurso pedagógico e nos manuais de formação de professores em Portugal (séculos XIX-XX). Revista História da Educação, 23, e93209. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93209

Figueiredo, R. (2017). Discursos e estratégias na prevenção às drogas na educação. Em R. Figueiredo, M. Fefferman, & R. Adorno (Orgs.). Drogas & Sociedade contemporânea: perspectivas para além do proibicionismo (pp. 323-352). Instituto de Saúde. https://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/temas-saude-coletiva/pdfs/drogas_sociedade_perspectivas_livro_completo.pdf

Hari, J. (2018). Na fissura: uma história do fracasso no combate às drogas. Companhia das Letras.

Monteiro, P. H. N., & Bizzo, N. (2015). A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde, 22(2), 411-427. http://doi.org/10.1590/10.1590/S0104-59702014005000028

Moreira, A., Vóvlio, C., & De Micheli, D. (2015). Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador. Revista Educação e Pesquisa, 41(1), 119-135. http://doi.org/10.1590/S1517-97022015011670

Olievenstein, C. (1988). A droga. Brasiliense.

Peroni, V. M., Caetano, M. R., & Arelaro, L. R. G. (2019). BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 35(1), 35-56. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094

Placco, M. N. S. (2011). Modelos de prevenção do uso de drogas para adolescentes: concepções e ações de professores. Em E. A. da Silva, & D. De Micheli (Orgs.). Adolescência, uso e abuso de drogas: uma visão integrativa (2ª ed., pp. 657-678). Fap-Unifesp.

Ronzani, T. M., & Silveira, P. S. (Orgs.). (2014). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Ed. UFJF. http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf

Silva, M. A. (2005). O consenso de Washington e a privatização na educação brasileira. Linhas Críticas, 11(21), 255-264. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3251

Sodelli, M. (2011). A abordagem de redução de danos libertadora na prevenção: ações redutoras de vulnerabilidade. Em E. A. da Silva, & D. De Micheli (Orgs.). Adolescência uso e abuso de drogas: uma visão integrativa (2ª ed., pp. 599-616). Fap-Unifesp.

Sodelli, M. (2013). Uso de drogas e prevenção – da desconstrução da postura proibicionista às ações redutoras de vulnerabilidade. Iglu.

Publicado

2022-06-08

Cómo citar

Silva, M. de L. da, & Coelho, F. (2022). La educación sobre las drogas en Brasil frente al nuevo orden jurídico. Linhas Críticas, 28, e42176. https://doi.org/10.26512/lc28202242176

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.