A profissão professor – crise de profissão ou profissão em crise?

Autores

  • José Pedro Boufleuer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4149

Palavras-chave:

Profissão professor, Crise da docência, Ordem política, Escola, Imagens da docência

Resumo

Pressupondo uma crise na profissão professor, o artigo analisa a “crise de profissão” com base num paradoxo em relação ao professor, que é a aposta no seu trabalho para o equacionamento de boa parte das mazelas da sociedade, ao mesmo tempo em que há uma baixa valorização de sua profissão. Já como “profissão em crise” aponta para três situações que a corroboram: os abalos e inversões acerca dos vínculos entre ordem política e educação, a perda do foco da ação do professor e a ausência de uma relação de intimidade com o conhecimento. Por fim, o artigo apresenta as imagens do professor “organista” e “recepcionista”, na expectativa de deixar mais patente a linha de argumentação apresentada.

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Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Educação pela UFRGS; professor da UNIJUÍ, atuando como docente em cursos de graduação e de pós-graduação; coordena o grupo de pesquisa “Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação” e participa do grupo de pesquisa “Racionalidade e formação” (CNPq); desenvolve pesquisas no âmbito da filosofia da educação, tematizando questões como racionalidade, linguagem, formação, docência e aprendizagem.

Publicação mais recente:

Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 271-281, jul./dez. 2011.

 

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Boufleuer, J. P. (2013). A profissão professor – crise de profissão ou profissão em crise?. Linhas Crí­ticas, 19(39), 391–408. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4149

Edição

Seção

Artigos