Percepções de jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e de aprender

Autores

  • Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff Universidade Regional de Blumenau
  • Camila Grimes Universidade Regional de Blumenau
  • Edson Schroeder Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4099

Palavras-chave:

Processos de ensinar, Processos de aprender, Recursos didáticos, Estratégia de ensino, Jovem Aprendiz

Resumo

A presente investigação refere-se às percepções dos adolescentes do Programa Jovem Aprendiz (PJA) sobre aulas consideradas “chatas” e “legais”, em uma escola profissionalizante, no Município de Florianópolis (SC). O objetivo foi conhecer e analisar as percepções dos jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e aprender, e apresentar indicadores qualitativos que auxiliam na atividade docente. Na coleta de dados, utilizamos o grupo focal com dez adolescentes. Para os jovens, uma aula “chata” é focada na transmissão e recepção de conhecimento. E uma aula “legal” é aquela em que se utilizam estratégias de ensino com motivação e linguagem acessível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.

BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

COLL, César. Linguagem, atividade e discurso na sala de aula. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 261-279.

COLL, César; SOLÉ, Isabel. Ensinar e Aprender no contexto da sala de aula. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 242-260.

COUTINHO, Laura Maria Coutinho. Cinema e educação: um espaço aberto. Salto para o futuro. TV Escola: 2009. 38 p. vol. 4. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/185114Cinemaeedu.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2012.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTÃN, Elena; MAURI, Teresa. As instituições escolares como fonte de influência educacional. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 389-402.

PALACIOS, Jesús; OLIVA, Alfredo. A adolescência e seu significado evolutivo. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 309-322.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SCHMITZ, Egídio. Fundamentos da didática. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 1993.SENAC/SC/CSDS. Programa Jovem Aprendiz: orientação aos empresários. Florianópolis: Senac/SC, 2009. 4ª Versão. 56 p.

TOSI, Maria Raineldes. Didática geral: um olhar para o futuro. Campinas, SP: Alínea, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2005.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

02.05.2013

Como Citar

Imhoff, A. M. V. G., Grimes, C., & Schroeder, E. (2013). Percepções de jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e de aprender. Linhas Crí­ticas, 19(38), 169–186. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4099

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)