A trajetória dos movimentos negros pela educação: conquistas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240739

Palavras-chave:

Educação formal, Movimentos Negros, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo resgatar a luta dos movimentos negros na busca pelo acesso à educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, sistematizada em uma revisão de literatura em autores críticos à historiografia “oficial” da educação, os resultados apontam que os movimentos negros brasileiros foram protagonistas na efetivação de ações e aprovação de políticas na educação, desde meados do século XIX. Apesar das vitórias parciais ao longo da história no combate ao racismo epistêmico, a atual guinada conservadora coloca ainda, para os movimentos negros, a luta pela manutenção das garantias adquiridas no campo das políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Geruza Sabino, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) (2008). Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação da UFVJM. E-mail: geruzaft@hotmail.com

Daniel Calbino, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2013). Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação da UFVJM. E-mail: dcalbino@ufsj.edu.br

Izabel Lima, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2021). Assistente em Administração no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação da UFVJM. E-mail: izabel.lima@ufvjm.edu.br

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Publicado

14.02.2022

Como Citar

Sabino, G., Calbino, D., & Lima, I. (2022). A trajetória dos movimentos negros pela educação: conquistas e desafios. Linhas Crí­ticas, 28, e40739. https://doi.org/10.26512/lc28202240739