Distanciamento social na pandemia da covid-19

estudo com docentes universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139455

Palavras-chave:

Ensino superior, Saúde mental, Condições do trabalho docente

Resumo

Objetivou-se compreender experiências de cinco mulheres docentes de cursos de saúde de instituições públicas de ensino superior durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19. Análise fenomenológica apontou: reconhecimento de limitações na saúde; rearranjo no tempo dedicado ao trabalho virtual; readequação na rotina de conciliar vida pessoal, familiar e profissional; mudança na dinâmica das relações familiares; sofrimento em perceber limitações de conhecimentos; saudade de espaços presenciais; presenteísmo e busca por ajuda não profissional. Concluiu-se urgência de políticas preventivas e promotoras de saúde para as docentes durante e após a pandemia.

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Biografia do Autor

Shirley Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2012). Professora Associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica (ABRAPFE) e do GT-ANPEPP Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos. E-mail: mvm.shirley@gmail.com

José Luís Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UNIVASF). E-mail: luispsiunivasf@gmail.com

Melina Pinheiro Gomes de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UNIVASF). E-mail: melinasouuza@gmail.com

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

Macêdo, S., Amorim, J. L. ., & Souza, M. P. G. de . (2021). Distanciamento social na pandemia da covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Crí­ticas, 27, e39455. https://doi.org/10.26512/lc27202139455

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