Precariedades e incertezas
trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202139036Palavras-chave:
Professor iniciante, Ensino remoto, ExperiênciaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 84 professores iniciantes, atuantes na Educação Básica e no Ensino Superior de 15 estados brasileiros. O estudo teve por objetivo discutir sobre as experiências dos professores/as em início de carreira no atual contexto do Ensino Remoto Emergencial, devido à covid-19. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário disponibilizado via Google Forms em rede social. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A pesquisa revela que as extensas horas de trabalho em condições precarizadas têm gerado intenso desgaste emocional, acarretando um processo de exaustão e adoecimento emocional.
Downloads
Referências
Alessi, S. M., Soares, M. S., Pereira, C., Martinez, M. M. C., & March, C. (2021). A crise sanitária aliada às consequências da pandemia pela Covid-19 no contexto da crise do capital. Universidade e Sociedade, 67, 8-21. https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf
Antunes, R. (2018). O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. Boitempo.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições Setenta.
Barros, J. A., & Matias, J. C. (2021). Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Críticas, 27, e35310. https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35310/29599
Chagas, E. (2020). Data Senado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. Senado notícias. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia/#conteudoPrincipal
Charczuk, S. B. (2020). Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, 45(4), 1-20. https://doi.org/10.1590/2175-6236109145
Diniz, N. (2020). Reestruturação do trabalho docente e desigualdades educacionais em tempos de crise sanitária, econômica e civilizatória. Revista Thema, 18, 278-300. https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50253
Dubet, F. (2020). À l’école: que faire après le virus? Esprit. https://esprit.presse.fr/article/francois-dubet/a-l-ecole-que-faire-apres-le-virus-42719
Esteve, J. M. (1999). O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. EDUSC.
Gamboa, S. S. (2018). Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Argos.
García, M. (1999). Formação de professores para uma mudança educativa. Porto Editora.
Gatti, B. A. (2020). Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, 34(100), 29-42. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003
Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Artes Médicas.
Giroux, H. (2020). La pandemia de Covid-19 está exponiendo la plaga del Neoliberalismo. Praxis Educativa, 24(2), 1-13. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240202
Gramsci, A. (1995). Concepção dialética da história. Civilização Brasileira.
Huberman, M. (2000). O ciclo de vida profissional dos professores. Em A. Nóvoa (Org.). Vidas de professores (pp. 31-61). Porto.
Kosik, K. (2011). Dialética do concreto. Paz e Terra.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.
Martinez, F. W. M., Costa, A. C. O., & Rodrigues, P. C. (2020). A Formação do Professor como intelectual a partir das vivências durante o Estágio Curricular Obrigatório. Em P. F. Gaireta, & T. L. Pereira (Orgs.). Educação Superior e a Formação de Professores no Brasil: Contextos e Desafios (pp. 159-172). Mercado de Letras.
Nóvoa, A., & Alvim, Y. C. (2021). Os Professores Depois da Pandemia. Educação & Sociedade, 42, 1-16. https://doi.org/10.1590/ES.249236
Pinho, P. S., Freitas, A. M. C., Cardoso, M. C. B., Silva, J. S., Reis, L. F., Muniz, C. F. D., & Araújo, T. M. (2021). Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, 19, 1-21. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00325
Pontes, F. R., & Rostas, M. H. S. G. (2020). Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Tamoios, 16(1), 278-300. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923
Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina.
Saviani, D. (2013). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Cortez.
Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 67, 36-49. https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). (2020). Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf
Souza, K. R., Santos, G. B. S., Rodrigues, A. M. S., Felix, E. G., Gomes, A., Rocha, G. L., Conceição, R. C. M., Rocha, F. S., & Peixoto, R. B. (2021). Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 19, 2-14. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309
Tardif, M., & Lessard, C. (2012). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Vozes.
Triviños, A. N. S. (2008). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Analígia Miranda da Silva, Ana Caroline Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.