A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués Universidade Federal do Pará
  • William Pessoa da Mota Junior Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3817

Palavras-chave:

Regulação Educacional, Trabalho Docente, Avaliação

Resumo

O texto apresenta resultados de uma pesquisa que busca identificar as possíveis relações entre a nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu no Brasil. O Sistema CAPES de avaliação é central na pesquisa, buscando-se por meio da análise de documentos dessa agência e de revisão bibliográfica dos trabalhos apresentados nas últimas reuniões nacionais da ANPEd identificaras repercussões que o atual sistema de avaliação da pós-graduação está trazendo para o trabalho dos professores na pós-graduação. A intensificação do trabalho, adoecimento e a disseminação do produtivismo acadêmico são algumas tendências que se consolidam em termos de mudanças na materialidade e subjetividade do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará

Doutora em Sciences de L’éducation - Université des Sciences et Technologies de Lille III, Lille, França e estudos de pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canadá. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora associada da Universidade Federal do Pará. Atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação, coordenando a Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação; coordena o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. Publicação recente: A Política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? (Revista Educação, PUC-RS, v. 34, 2011).

William Pessoa da Mota Junior, Universidade Federal do Pará

Mestre em educação pela Universidade Federal do Pará na linha de Políticas Públicas Educacionais e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado) da UFPA.  

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Maués, O. C., & Mota Junior, W. P. da. (2011). A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira. Linhas Crí­ticas, 17(33), 385–402. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3817