Formação Continuada de professores: os desafios da construção de propostas político-pedagógicas

Autores

  • Leny Cristina Soares Souza Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Maria Nailde Martins Ramalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3670

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática pedagógica, Políticas educacionais

Resumo

Este texto apresenta os estudos que delinearam a pesquisa realizada nos anos de2008 e 2009 na Universidade Estadual do Norte Fluminense, tendo como foco a proposta de formação continuada de professores implementada pela Secretaria Municipal da Educação em Campos dos Goytacazes – RJ. O objetivo da pesquisa foi analisar as implicações políticas e as práticas pedagógicas que permeiam o projeto de formação continuada de professores(as) para o Ensino Fundamental oferecido ela Equipe de Atualização Continuada (EAC/SEMC/RJ). Desse modo, a pesquisa encontra-se ancorada nas discussões feitas por Ferreira (2003), Roldão (1998), Gatti (2008) e outras(os). Esse processo de formação permanente é uma das dimensões relevantes para a materialização de uma política de valorização docente, e aponta para o reconhecimento da urgente necessidade de mudanças na forma de olhar a escola e o trabalho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leny Cristina Soares Souza Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Leny Cristina Soares Souza Azevedo possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Políticas Educacionais para o Ensino Médio.

Maria Nailde Martins Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Maria Nailde Martins Ramalho, doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professora, pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ”“ UFVJM.

Referências

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa.Universidade Católica de Brasília. v. 23, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23nspe/07.pdf>.Acesso em: 22 set. 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9.394.html>. Acesso em: 27 jul. 2009.

CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa(Org.). Viver e contruir a profissão docente. Porto: Porto, 1997. p. 24-26.

COLLARES,Cecília Azevedo Lima. Educação continuada e política da descontinuidade. Revista Educação e Sociedade: CEDES, n.68, p. 203-219, 1999.

CUNHA, Luiz Antonio. Seminário sobre indicador municipal de desenvolvimento educacional. Campinas: NEPO/UNICAMP, 1999.

_________. Política educacional: Impasses e alternativas. São Paulo: Cortez,1998.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Formação Continuada e Gestão da educação. São Paulo:Cortez, 2003.

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. Patrimônio Histórico e Cultural: um novo campo de ação para os professores. In: Grupo Gestor de Projeto de Educação Patrimonial. Reflexões e contribuições para aEducação Patrimonial. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002. p.57-63.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Fundação Carlos Chagas, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf.Acesso em: 18 ago. 2009.

NUNES, Clarice. Formação docente: permanência do passado nos desafios do presente. In: Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. SOUZA, João Valdir (Org). Belo Horizonte:Autêntica, 2007. p.127-129.

OLIVEIRA, Dalila, A educação básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização e o trabalho docente. In: SOUZA, João Valdir (Org.). Formação de professores paraeducação básica: dez anos de da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.108-111.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formar para a excelência profissional ”“ pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência.Programa de Pos graduação: Universidade Metodista de São Paulo. Educação eLinguagem, São Bernardo do Campo, v 1, n.1, p.18-42, 1998.

TEIXEIRA, Simone. Arquitetura Eclética em Campos dos Goytacazes. In: TEIXEIRA, Simone. Contribuições à prática pedagógica para a educação patrimonial. Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2008. p.5-6.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Azevedo, L. C. S. S., & Ramalho, M. N. M. (2011). Formação Continuada de professores: os desafios da construção de propostas político-pedagógicas. Linhas Crí­ticas, 17(32), 33–44. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3670

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)