Habitar a escola no contexto da violência armada
negociar a sua presença
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35059Palavras-chave:
Violência, Escola, Crianças, CúcutaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as formas como a violência armada na cidade de Cúcuta permeiam a vida escolar, analisando as formas como crianças e jovens recriam essa violência dentro da escola. A exploração mostra-nos uma intrusão permanente desta violência no espaço escolar como parte da realidade ameaçadora do território, o uso da lógica militarizada que as crianças e os jovens realizam dentro dos muros e os usos que fazem das ligações com estes atores armados para exercer seu domínio sobre os outros e ao mesmo tempo configurar seu reconhecimento por seus pares.
Downloads
Referências
Abramovay, M. (2005). Violencia en las escuelas: un gran desafío. Revista Iberoamericana de Educación, 38, 53-66. https://doi.org/10.35362/rie380830
Al-Krenawi, A., Lev-Wiesel, R., & Mahmud, A. S. (2007). Psychological symptomatology among Palestinian adolescents living with political violence. Child and Adolescent Mental Health, 12(1), 27–31. https://doi.org/10.1111/j.1475-3588.2006.00416.x
Anderson, E. (1999). Code of the Street: Decency, Violence, and the Moral Life of the Inner City. W. W. Norton.
Apple, M. W. (2015). Conocimiento, Poder y Educación: Sobre ser un académico/Activista. Revista Entramados - Educación y Sociedad, 2, 29-39. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/1382/1379
Atallah, D. (2017). A community-based qualitative study of intergenerational resilience with Palestinian refugee families facing structural violence and historical trauma. Transcultural Psychiatry, 54(3), 357–383. https://doi.org/10.1177/1363461517706287
Auyero, J., & Berti, M. (2013) La violencia en los márgenes. Una maestra y sociólogo en el conurbano bonarense. Ediciones Katz.
Basham, V. (2011) Kids with guns: Militarization, masculinities, moral panic, and (dis)organized violence. En J. M. Beier (ed.). The Militarization of Childhood (pp. 175-194). Palgrave Macmillan.
Bourgois, P. (2010). En busca de respeto: vendiendo crack en Harlem. Siglo Veintiuno Editores.
Brown, J., & Munn, P. (2008). School violence as a social problema: Charting the rise of the problema and the emerging specialist field. International studies in Sociology of Education, 18(3), 219-230. https://doi.org/10.1080/09620210802492807
Butler, J. (2006). Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. Paidós.
Cairns, E., & Dawes, A. (1996). Children: Ethnic and political violence: A commentary. Child Development, 67, 129-139. https://doi.org/10.2307/1131691
Camargo, M. (1997). Violencia escolar y violencia social. Revista Colombiana de Educación. 34, 5-24. https://doi.org/10.17227/01203916.5407
Centro Nacional de Memoria Histórica (CNMH). (2017). Grupos Armados Posdesmovilización (2006 - 2015). Trayectorias, rupturas y continuidades. CNMH, Bogotá.
Chaux, E., & Velásquez, A. (2008). Violencia en los colegios de Bogotá: contraste internacional y algunas recomendaciones. Revista Colombiana de Educación, 55, 14-37. https://doi.org/10.17227/01203916.7569
Corkalo Biruski, D. & Ajdukovic, D. (2007). Separate schools – a divided community: The role of the school in post-war social reconstruction. Review of psychology, 14 (2), 93-108. https://hrcak.srce.hr/25575
Das, V. (2012). Ordinary ethics: The perils and pleasures of everyday life. En D. Fassin (Ed.). A companion to moral anthropology (pp. 133-149). Wiley-Blackwell.
Del Rey, R., & Ortega, R. (2007). Violencia escolar, claves para comprenderla y afrontarla. Escuela Abierta, 10, 77-89. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2520028.pdf
Denov M. (2010). Child soldiers. Sierra Leone´s Revolutionary United Front. Cambridge University Press.
Dickson-Gómez, J. (2002). Growing up in Guerrilla Camps: The Long-Term impact of being a Child Soldier in El Salvador's Civil War, Ethos, 4 (30), 327-356. https://doi.org/10.1525/eth.2002.30.4.327
Dubet, F., & Martucelli, D. (1998). En la escuela. Sociología de la experiencia escolar. Losada.
Flensner, K., & Von der Lippe, M. (2019) Being safe from what and safe for whom? A critical discussion of the conceptual metaphor of ‘safe space’, Intercultural Education, 3, 275-288. https://doi.org/10.1080/14675986.2019.1540102
Hymel, S., & Swearer, S. M. (2015). Four decades of research on school bullying: An introduction. American Psychologist, 70(4), 293–299. https://doi.org/10.1037/a0038928
Keairns, Y. (2004). Voces de Jóvenes excombatientes, Colombia. American Friends Services Committee, QUNO, Comité Andino de Servicios.
Lynn, D. (2005) Schools and war: urgent agendas for comparative and international education, Compare. A Journal of Comparative and International Education, 35 (4), 357-371, https://doi.org/10.1080/03057920500331561
Morgos, D. (2011). Effects of War Experiences Among Internally Displaced Children in Southern Darfur: Clinical Implications. En T. Cook & J. Wall. Children and armed Conflict. Cross-disciplinary Investigations (pp. 76-94). Palgrave McMillan.
Niño, N. (2016). Jóvenes excombatientes de las guerrillas: subjetividades en tránsito. En E. García, T. Cruz, & R. Mena. Género y juventudes (113-144). El Colegio de la Frontera Sur.
Niño, N. (2018). Violencia armada y género: análisis de la relación a partir de los relatos de vida de jóvenes mujeres de la ciudad de Cúcuta y su área metropolitana. Revista Eleuthera, 19, 149-167. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2011-45322018000200149&lng=en&nrm=iso
Niño, N. (2019). La calle y el barrio como entornos violentos y espacios subjetividad política de niños, niñas y jóvenes en la ciudad fronteriza de Cúcuta (Colombia). Sociedad e Infancias, 3, 65-82. https://doi.org/10.5209/soci.63502
Niño, N., & Calderón, O. (2020). Los jóvenes y su aceptación de los actores de la violencia armada. En J. Treviño, & L. Atuesta (coord.). La muerte es un negocio. Miradas cercanas a la violencia criminal en América Latina (137-160). CIDE.
Pearson, E. (2011). Children of Sudan: the fight for a future. Global Studies of childhood, 4(1), 388-392. http://doi.org/10.2304/gsch.2011.1.4.388
Rabello de Castro, L. (2007). Participación política en el contexto escolar: Experiencia de jóvenes en acción colectiva. En Y. Corona, & E. Linares. Participación infantil y juvenil en América Latina (pp.17-45). Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco.
Rabello de Castro, L., & Rocha, A. (2009). O que é que a política tem a ver com a transformação de si? Considerações sobre a acção política a partir da juventude. Análise Social, 193, 793-823. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1260461328M1jFM7cp0El76KE1.pdf
Schutz, A. (1974). El problema de la realidad social. Amorrotu.
Varela, R., Ávila, M., & Martínez. B. (2013). Violencia escolar: un análisis desde los diferentes contextos de interacción. Revista Psychosocial, Intervention, 22 (1), 25-32. https://doi.org/10.5093/in2013a4
Vieira, R. A., Brasil, K. C. T., & Legnani, V. N. (2015). Violencia ‘en’ y ‘de’ la escuela: concepciones de los profesores y de los estudiantes adolescentes. Linhas Críticas, 21(46), 708-726. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704
Williams, R. & Drury, J. (2011). Personal and Collective Psychosocial Resilience: Implications for Children, Young People and Their Families Involved in War and Disasters. En T. Cook & J. Wall. Children and armed Conflict. Cross-disciplinary Investigations (pp. 57-75). Palgrave McMillan.
![](https://periodicos.unb.br/public/journals/13/submission_35059_35903_coverImage_pt_BR.png)
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nohora Constanza Niño Vega
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.