Infância em tempos de pandemia

cadê o currículo e as práticas pedagógicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Educação Infantil, Currículo, Práticas Pedagógicas

Resumo

A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.

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Biografia do Autor

Ana Paula Braz Maletta, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Investigadora do COED ”“ Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação e do NEPEL- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem. E-mail: ana.maletta@uemg.br

Maria Manuela Martinho Ferreira, Universidade do Porto, Portugal

Doutora em Educação pela Universidade do Porto (2002). Investigadora do CIIE ”“ Centro de Investigação e Intervenção Educativas. E-mail: manuela@fpce.up.pt

Catarina Almeida Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa e CICS.NOVA. FCSH.NOVA, Portugal

Doutora em Estudos da Criança (Sociologia da Infância) pela Universidade do Minho (2007). Investigadora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. E-mail: ctomas@eselx.ipl.pt

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

Braz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Crí­ticas, 26, e34110. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?