Infância em tempos de pandemia
cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110Palavras-chave:
Infância, Pandemia, Educação Infantil, Currículo, Práticas PedagógicasResumo
A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.
Downloads
Referências
Barbosa, M. C., Delgado, A. C. C., & Tomás, C. (2016). Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? InterAção, 41(1), 103-122. https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36055
Belo Horizonte. (2003). Lei nº 8.679, de 19 de novembro de 2003 (Institui o Plano de Carreira dos Servidores da Área de Atividades de Administração Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, estabelece a respectiva Tabela de Vencimentos e dá outras providências). http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=914281
Bernstein, B. (1996). A Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes.
Bhutta, C. (2012). Not by the Book: Facebook as a Sampling Frame. Sociological Methods & Research, 41(1) 57–88. https://doi.org/10.1177/0049124112440795
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Senado. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (1996). Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República). Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2009). Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 (Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf
Brasil. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brasil. (2020). Parecer nº. 5/2020 (Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação). Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
Convenção dos Direitos da Criança (CDC). (1989, novembro 20). Resolução 44/25 de 20 Novembro 1989. Assembleia Geral das Nações Unidas. https://www.ohchr.org/Documents/ProfessionalInterest/crc.pdf
Ferraço, C. E. (2017). Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Linhas Críticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19419
Ferreira, M. (2004). 'A gente gosta é de brincar com os outros meninos!': Relações sociais entre crianças num jardim de infância. Edições Afrontamento.
James, A., & Prout, A. (1990). Constructing and reconstructing childhood: New directions in the sociological study of childhood. Falmer.
Maletta, A. P. B. (2017). Currículo pensado para, por, entre e com as crianças: aproximações e distanciamentos entre o contexto brasileiro e o português. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5023274
Moss, P. (2018). Alternative Narratives in Early Childhood. Routledge.
Nowak-Lojewska, A., O’Toole, L., Regan, C., & Ferreira, M. (2019). “To learn with” in the view of the holistic, relational and inclusive education. The Pedagogical Quarterly, 64(1), 151-162. http://doi.org/10.5604/01.3001.0013.1856
Pacheco, J., Eggertsdóttir, R., & Marinósson, G. L. (2007). Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Artmed. https://www.urantiagaia.org/educacional/ponte/caminhos_para_inclusao.pdf
Portugal. (1986). Lei n° 46/86 (Lei de Bases do Sistema Educativo). https://dre.pt/pesquisa/-/search/222418/details/normal
Portugal. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação.
Portugal. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf
Portugal. (2020a). Decreto do Presidente da República n.º 14 – A/2020. https://dre.pt/home/-/dre/130399862/details/maximized
Portugal. (2020b). Decreto-Lei n.º 10 – A/2020, de 13 de março. https://dre.pt/home/-/dre/130243053/details/maximized
Portugal. (2020c). Decreto Lei n.º 2-A/2020. https://dre.pt/home/-/dre/130473161/details/maximized
Portugal. (2020d, março 16). Perto ou longe, a Educação é um direito! Direção-Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/informacoes_escolas/espaco_online_apoio_escolas_covid19.pdf
Portugal. (2020e, 16 março). Apoio às escolas. Direção-Geral da Educação. https://apoioescolas.dge.mec.pt
Sacristán, J. G. (2000). Currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed.
Santos, B. S. (2020). A cruel pedagógica do vírus. Almedina. http://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf
Tomás, C. (2014). As culturas da infância na educação de infância: um olhar a partir dos direitos da criança. Interacções, 10(32), 129-144. https://doi.org/10.25755/int.6352
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Paula Braz Maletta, Maria Manuela Martinho Ferreira, Catarina Almeida Tomás

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.