Professores pensam - e fazem - a diferença

Autores

  • Sônia Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Alice Motta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3407

Palavras-chave:

Diferença;, Professores;, Prática pedagógica;, Concepções

Resumo

Este artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, assim como a forma como lidam com as diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Universidade de Lisboa ”“ Portugal (2003) e Universidad de Alcalá ”“ España (2003). Professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ”“ Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Humanas, PPGEdu ”“ Campo Grande ”“ MS

Maria Alice Motta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (UFMS) ”“ Campo Grande ”“ MS

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna:formas históricas. Campinas:Autores Associados, 2005.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In:______ (Org.). Cultura(s) e educação:entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A,2005. p. 13-37.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. La cuestión de la subjetividad en un marco histórico-cul-tural. Doxa”“ Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara, v. 4, n. 1, p. 86-118, 1998.

______. Psicologia e educação: desafios e projeções. In: RAYS, O. A. (Org.). Trabalho pedagógi-co:realidade e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 102-117.

______. Sujeito e subjetividade:uma aproximação histórico-cultural. Trad.: Raquel Souza LoboGuzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho e a organização da psicologia aplicada à educação:SãoPaulo, 1922-1933. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001.Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2006.

PATTO, Maria Helena Souza. Exercícios de indignação:escritos de educação e psicologia. SãoPaulo: Casa do Psicólogo, 2005.

REGO, Teresa Cristina. A origem da singularidade humana na visão dos educadores. CadernosCedes”“ Antropologia e Educação Interfaces do Ensino e da Pesquisa, Campinas, v. 20, n. 35,p. 79-93, 1995.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença:e se o outro não estivesse aí? Trad.: GianeLessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SMOLKA, Ana Luísa B.; GÓES, Maria Cecília R.; PINO, Angel A. A constituição do sujeito:uma questão recorrente? In: WERTSCH, James V. et al. Estudos socioculturais da mente. PortoAlegre: Artes Médicas, 1998. p. 143-158.

VIGOTSKI, Liev Semionovitch. A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

30.04.2008

Como Citar

Urt, S., & Motta, M. A. (2008). Professores pensam - e fazem - a diferença. Linhas Crí­ticas, 13(25), 271–288. https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3407

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.