A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras

Autores

  • Marlécio Cunha

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3379

Palavras-chave:

Parâmetros curriculares nacionais;, Ensino de ciências;, Meio Ambiente

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem da temática ambiental indicada para o ensino de Ciências pelas políticas curriculares oficiais do Brasil. Situa a reformulação curricular nacional implementada na década de 1990 no contexto das políticas públicas educacionais, associando-as à orientação neoliberal das reformas implementadas na contemporaneidade brasileira. Identifica e discute as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental contidas em diferentes documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, explicitando como tais parâmetros entendem a inserção da temática ambiental no currículo e ensino de Ciências. Analisa a relação estabelecida entre Educação Ambiental e ensino de Ciências segundo os referidos parâmetros, concluindo pela simplificação, antropocentrismo e utilitarismo na abordagem da temática ambiental no ensino de Ciências e pela fragmentação dos conteúdos dessa disciplina escolar.

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Biografia do Autor

Marlécio Cunha

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutorando em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

30.04.2008

Como Citar

Cunha, M. (2008). A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras. Linhas Crí­ticas, 13(25), 219–234. https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3379

Edição

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