Blog: um novo canal na comunicação aluno-professor
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3345Palavras-chave:
Material didático dinâmico;, Interatividade;, ComunicaçãoResumo
Este texto busca abordar o uso do Weblog”“ Diário Pessoal Virtual, como material didático dinâmico, no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva do professor/ tutor, considerando o grande avanço tecnológico alcançado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nos últimos anos, atrelado à expansão da WEB e à democratização da Internet, como veículo de comunicação de massa. Discute as ações permitidas pelos blogs de construção, armazenamento, compartilhamento e socialização de informações, criando assim novas possibilidades para os educadores que atuam nos cursos presenciais e à distância. Analisa as possibilidades no fornecimento aos alunos de autonomia na construção e publicação de suas idéias, abrindo caminhos para as diversas linguagens emergentes e para a formação de valores como: cooperação e interatividade entre os sujeitos neste processo.
Downloads
Referências
AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. Blog da Eliã. Disponível em:http://simeiaamorim.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html. Acesso em: 6 out. 2006.
CAMPOS, Fernanda C. A.; SANTORO, Flavia Maria; BORGES, Marcos R. S.; SANTOS,Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola:publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática.São Paulo: Cortez, 2001.
G1 MUNDO. Papa não pede desculpas e mulçumanos mantêm protestos. Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1276590-5602,00.html. Acesso em: 18 set. 2006.
GANHÃO, Sérgio. Um guião sobre blogs. Disponível em: www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog. Acesso em: 1 set. 2004.
GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Disponível em: http://www.ensino.net/novaescola/173_jun04/html/blog.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogse as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI,Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. p. 110-119.
MARTÃN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación.Revista Nómadas, Bogotá: Fundación Universidad Central, 1996.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marco T.; BAHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologiase mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Professor e meios de comunicação: desafios, estereótipos epesquisas. Revista Comunicação e Educação, São Paulo: USP, v. 4, n. 10, p. 57-68, set./dez. 1997.
PAIANO, Valessa. Blog da Valessa. Disponível em: http://valessa.paiano.zip.net/. Acesso em 06 out. 2006.
PRETI, Oreste (Org.); ALONSO, Kátia Morosov et al. Educação a distância:ressignificando práticas.Brasília: Liber Livro: s/d.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Produção de material didático para EaD. Londrina: Unopar, 2006.Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=37973. Acesso em: 25 set. 2006.
______. Introdução à Avaliação em EaDLondrina: Unopar, 2006. Disponível em:http://www12.unopar.br/unopar/static/mestrado_ead/turma1/aula_gilberto2/Default.htm.Acesso em: 25 set. 2006.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Blog: um novo poder de comunicação. Revista EspaçoAcadêmico, v. 6, n. 63, ago. 2006. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm/. Acesso em: 26 set. 2006.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na educação:o professor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.
VASCONCELLOS, Eliane. Blog da Eliane. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=41920. Acesso em: 6 out. 2006.
Sites
http://www.blogs.com.br/sitesuteis/recursos.php. Acesso em: 25 set. 2006.
www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 3 abr. 2006.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/mt_76586.shtml. Acesso em: 19 set. 2006.
Revista Época, n. 428, 31 jul. 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/. Acesso em: 3abr. 2006.
http://www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogger.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://weblogger.terra.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://www.blig.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://blog.uol.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://vidassecascolbachini.zip.net. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.educacional.com.br/. Acesso em: 25 set. 2006.
http://blogosferamarli.blogspot.com. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogblogs.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/set/15/65.htm?RSS. Acesso em: 28 set. 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.