Blog: um novo canal na comunicação aluno-professor
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3345Palavras-chave:
Material didático dinâmico;, Interatividade;, ComunicaçãoResumo
Este texto busca abordar o uso do Weblog”“ Diário Pessoal Virtual, como material didático dinâmico, no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva do professor/ tutor, considerando o grande avanço tecnológico alcançado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nos últimos anos, atrelado à expansão da WEB e à democratização da Internet, como veículo de comunicação de massa. Discute as ações permitidas pelos blogs de construção, armazenamento, compartilhamento e socialização de informações, criando assim novas possibilidades para os educadores que atuam nos cursos presenciais e à distância. Analisa as possibilidades no fornecimento aos alunos de autonomia na construção e publicação de suas idéias, abrindo caminhos para as diversas linguagens emergentes e para a formação de valores como: cooperação e interatividade entre os sujeitos neste processo.
Downloads
Referências
AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. Blog da Eliã. Disponível em:http://simeiaamorim.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html. Acesso em: 6 out. 2006.
CAMPOS, Fernanda C. A.; SANTORO, Flavia Maria; BORGES, Marcos R. S.; SANTOS,Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola:publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática.São Paulo: Cortez, 2001.
G1 MUNDO. Papa não pede desculpas e mulçumanos mantêm protestos. Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1276590-5602,00.html. Acesso em: 18 set. 2006.
GANHÃO, Sérgio. Um guião sobre blogs. Disponível em: www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog. Acesso em: 1 set. 2004.
GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Disponível em: http://www.ensino.net/novaescola/173_jun04/html/blog.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogse as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI,Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. p. 110-119.
MARTÃN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación.Revista Nómadas, Bogotá: Fundación Universidad Central, 1996.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marco T.; BAHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologiase mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Professor e meios de comunicação: desafios, estereótipos epesquisas. Revista Comunicação e Educação, São Paulo: USP, v. 4, n. 10, p. 57-68, set./dez. 1997.
PAIANO, Valessa. Blog da Valessa. Disponível em: http://valessa.paiano.zip.net/. Acesso em 06 out. 2006.
PRETI, Oreste (Org.); ALONSO, Kátia Morosov et al. Educação a distância:ressignificando práticas.Brasília: Liber Livro: s/d.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Produção de material didático para EaD. Londrina: Unopar, 2006.Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=37973. Acesso em: 25 set. 2006.
______. Introdução à Avaliação em EaDLondrina: Unopar, 2006. Disponível em:http://www12.unopar.br/unopar/static/mestrado_ead/turma1/aula_gilberto2/Default.htm.Acesso em: 25 set. 2006.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Blog: um novo poder de comunicação. Revista EspaçoAcadêmico, v. 6, n. 63, ago. 2006. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm/. Acesso em: 26 set. 2006.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na educação:o professor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.
VASCONCELLOS, Eliane. Blog da Eliane. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=41920. Acesso em: 6 out. 2006.
Sites
http://www.blogs.com.br/sitesuteis/recursos.php. Acesso em: 25 set. 2006.
www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 3 abr. 2006.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/mt_76586.shtml. Acesso em: 19 set. 2006.
Revista Época, n. 428, 31 jul. 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/. Acesso em: 3abr. 2006.
http://www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogger.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://weblogger.terra.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://www.blig.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://blog.uol.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://vidassecascolbachini.zip.net. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.educacional.com.br/. Acesso em: 25 set. 2006.
http://blogosferamarli.blogspot.com. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogblogs.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/set/15/65.htm?RSS. Acesso em: 28 set. 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.